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Varejo paranaense tem alta de 9% no primeiro bimestre

O varejo paranaense teve alta acumulada de 9,01% nas vendas no primeiro bimestre do ano, conforme dados da Pesquisa Conjuntural da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio PR). Os setores que mais contribuíram para esse resultado foram as lojas de departamentos (32,51%), materiais de construção (14,04%) e concessionárias de veículos (13,60%). O ramo de óticas, cine-foto-som também teve crescimento expressivo, de 40,35%, principalmente pela demanda gerada com o Carnaval e promoções realizadas pelos lojistas.

Em relação a janeiro, o comércio apresentou queda de 8,06%, o que é considerado normal, tendo em vista a menor quantidade de dias úteis do mês de fevereiro. Por outro lado, na comparação com fevereiro de 2018, houve elevação de 8,55% no faturamento das lojas.

Entre as regiões pesquisadas, Londrina teve o melhor resultado do bimestre, com aumento de 14,05%, estimulado pelas concessionárias de veículos (36,66%) e pelas lojas de departamentos (30,19%). Na sequência consta a região Oeste (11,58%), Curitiba e Região Metropolitana (8,04%), Maringá (5,48%) e Ponta Grossa (4,06%). O Sudoeste foi a única região a demonstrar queda nas vendas, com redução de 18,61% no acumulado de janeiro e fevereiro.

Estoques

Neste primeiro bimestre, os lojistas ampliaram os estoques em 9,83%, o que demonstra o alto índice de confiança na economia do Estado e boas expectativas de vendas. Destaque para os setores de óticas, cine-foto-som, lojas de departamentos e autopeças. Na comparação com fevereiro do ano passado, as compras de mercadorias cresceram 9,91%.

Emprego e renda

O nível de emprego no varejo paranaense cresceu 1,14% nos dois primeiros meses do ano. Os ramos que mais contrataram foram as lojas de departamentos (18,84%), materiais de construção (5,35%), farmácias (5,47%) e concessionárias de veículos (3,41%).

Em relação à folha de pagamento, a pesquisa registra aumento de 4,2% na remuneração dos trabalhadores do comércio no acumulado de janeiro a fevereiro, principalmente por conta das bonificações e participação nas vendas. Observa-se que as maiores elevações nos rendimentos foram justamente nos setores que apresentaram alta mais expressiva nas vendas, tais como óticas, cine-foto-som (31,16%), lojas de departamentos (15,58%) e supermercados (11,16%).

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Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

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