You are here
Home > Economia > Cenário econômico preocupa Câmara de Comércio e Indústria Brasil Alemanha

Cenário econômico preocupa Câmara de Comércio e Indústria Brasil Alemanha

O cenário econômico brasileiro é preocupante o que faz com que investidores e consumidores fiquem retraídos. A indústria brasileira vem perdendo competitividade nos últimos 15 anos, o que nos deixa menos produtivos que o Chile, sem contar que o parque de máquinas da indústria nacional é antigo e tem uma vida média de 17 anos. O alerta foi feito nesta terça-feira (21), em Curitiba, pelo presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil Alemanha no Paraná (AHK), o empresário Andreas Hoffrichter, em reunião informal com jornalistas e diretores da entidade. Segundo Hoffrichter, o País precisa crescer entre 7% e 8% por um período de cinco anos para trazer para o mercado de trabalho todos os jovens que estão se formando.

Apesar do quadro de apreensão, as empresas alemãs continuam confiando no mercado brasileiro, pois de acordo com o presidente da AHK Paraná, no longo prazo, elas sempre ganharam dinheiro no País. “Este ano a economia alemã vai crescer 3%. Dinheiro na Alemanha para investir é o que não falta”, disse Hoffrichter, destacando que Alemanha é um dos países mais inovadores do mundo e sempre está criando novas tecnologias, além do que o Brasil é um grande parceiro comercial para a Alemanha.

Negócios não podem parar

O empresário afirmou estar bastante apreensivo, pois nesses cinco meses de governo nada de concreto foi realizado e tão esperada reforma da Previdência até ser aprovada terá um custo muito grande e daqui a alguns anos terá que ser retomada. Outro ponto preocupante, segundo Hoffrichter, é a Reforma Administrativa. “O governo Bolsonaro não tem tido habilidade suficiente para negociar e o presidente da República tem pecado pela boca, ou seja, não existe uma comunicação dirigida. Isso é negativo e impede que a economia deslanche”, afirma.

No entanto, os negócios não podem parar. Neste sentido a AHK Paraná estará promovendo nesta quinta-feira (23), a partir das 18 horas, no Clube Curitibano, sede Concórdia, em Curitiba, a 2ª edição do AHK Business Night. O maior evento gratuito de negócios e networking do Paraná contará com 17 estandes em exposição.

Entre eles estão importantes empresas, como: Gerar, Piazzetta Aparas de Papel, Häfner Montagens, Elis Lavanderia, Escola Alemã de Curitiba, Lapinha SPA, CWB Contabilidade, Goethe Institut, Escola Suíço Brasileira, Heverson do Valle Treinamentos, Servopa, Referência Rent a Car, Manuli Fitasa, Ótima , CITS, Phoron e A Viva.

No ano passado, o AHK Business Night contou com 170 empresas visitantes que puderam fazer contato durante a visitação, trocar cartões e conhecer de perto produtos, soluções e serviços de companhias de diferentes segmentos de mercado. Para este ano, representantes de 210 empresas já confirmaram suas presenças até esta terça-feira (21).

O evento, que ocorre em um ambiente descontraído, é uma excelente oportunidade para os empresários darem visibilidade às suas marcas. Como a grande novidade desta edição, está o contato direto com o setor de compras da Bosch, que abrirá oportunidades para novos fornecedores e parceiros durante o evento.

De acordo com o diretor da entidade, Andreas Hoffrichter, esta será uma excelente possibilidade que as empresas terão de se apresentar à indústria paranaense, por meio do acesso direto às empresas associadas à AHK Paraná. É uma forma de ampliar a rede de contatos e, quem sabe, iniciar negociações”, afirma.

O estímulo aos negócios e à economia paranaense estão entre os pilares de atuação da Câmara, que é considerada pelos associados uma das mais atuantes do Paraná e, até mesmo, do Brasil. Hoje, o quadro associativo da entidade é composto por mais de 200 empresas, incluindo as principais multinacionais alemãs do Paraná.

Além da área de visitação, outra atração programada para a noite de negócios é a palestra “Sintonia com o Sucesso Empresarial”, de Alexander Baer, com a participação da Orquestra Sinfônica de Curitiba e do maestro Carlos Domingues. Para mais informações e inscrições: (41) 3323-5958 e/ou pelo e-mail ahkparana@ahkbrasil.com .

Avatar
Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top