You are here
Home > Trabalho/Emprego > Evento gratuito coloca jovens em contato com o mercado de trabalho e o Ensino Superior

Evento gratuito coloca jovens em contato com o mercado de trabalho e o Ensino Superior

Com o objetivo de estreitar o relacionamento entre os futuros universitários e as instituições de Ensino Superior, o Colégio Marista Arquidiocesano, em parceria com a Teenager Assessoria Profissional, recebe neste sábado dia 4 de maio, das 10 às 16h30, a 21ª edição do Fórum Teenager de Universidades e Profissões. Realizado anualmente em São Paulo, este tradicional evento escolar tem como objetivo proporcionar o contato de estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental Anos Finais e do Ensino Médio com informações atualizadas sobre os cursos de graduação disponíveis e as novas opções de profissões no mercado de trabalho em uma variada programação gratuita.

Desde a sua fundação, em 1817, o Arquidiocesano tem o compromisso de cuidar da formação de crianças e jovens e isto não está restrito apenas aos alunos do colégio Marista. Há mais de 20 anos a escola promove, de forma participativa, esse encontro de experiências com as diferentes profissões existentes e os desafios de cada área visando sempre informar, despertar a curiosidade e promover boas escolhas para os estudantes participantes desta e de outras unidades de ensino básico.

“Nossa instituição tem o compromisso com todos, pois o futuro não exclui pessoas e nem nações e por isso a escola abre as suas portas para comunidade, pois precisamos que as novas gerações possam fazer escolhas conscientes e responsáveis, que sejam capazes de resolver problemas complexos e sejam criativos”, explica o diretor do Arqui, Carlos Dorlass. Segundo ele, o evento deste ano espera receber mais de 5 mil visitantes em um intenso dia de palestras, oficinas, workshops e orientações sobre as diferentes faculdades, universidades e ocupações.

Carlos Dorlass.

“A Rede Marista Colégios e, no caso, o Arquidiocesano, deseja oportunizar a qualquer jovem um espaço onde ele poderá ver, ouvir e até sentir que o futuro é o passado em preparação. Portanto, isso é agora”, destaca Dorlass.

Programação

A programação do 21º Fórum Teenager de Universidades e Profissões começa às 10h, com as Oficinas das Profissões, um espaço completamente dedicado a oferecer aos visitantes a oportunidade de vivenciar práticas profissionais inseridas em diferentes contextos e áreas de atuação. Às 11h30, no Salão Nobre do colégio, o psicoterapeuta e Mestre em Psicologia pela USP Leo Fraiman palestra sobre “Competências para escolher a profissão e conquistar o sucesso profissional”. Nesta ocasião, os participantes que estão em busca de um futuro promissor, conhecerão estratégias para seu empoderamento pessoal e receberão inspirações para se tornarem agentes transformadores da sociedade.

Já o professor Léo Barros comandará, às 12h30, a palestra “Escolha Profissional: como escolher sem se arrepender?” ajudando a responder essa e outras perguntas importantes quando se trata de escolha profissional: Qual a profissão do meu futuro? Escolher o que ama ou o que dá grana? Se eu escolher e me arrepender, o que devo fazer?

Às 13 horas, o dramaturgo, humorista e blogueiro Daniel Salsa apresenta “#verdades.inconvenientes – O lado bem humorado das coisas sérias”, uma palestra em formato de stand up comedy que mostra aos participantes desta nova edição do Fórum Teenager o que realmente acontece no organismo durante a fase de tomada de decisão, com reflexões sobre o famoso questionamento: O que vou ser quando crescer?

Para os amantes do esporte: o atleta e maratonista do Corinthians Antonio Augusto, apresenta, às 14 horas, a palestra “Escolhas da vida – a realização de um sonho”, onde faz uma analogia entre as diferentes “maratonas” enfrentadas no dia a dia, abordando temas como estratégia, planejamento, dedicação, superação e atitude. Motivo de preocupação de muitos jovens, o tema ‘Vestibular’ será tratado com a devida importância, mas com muito humor e leveza.

O professor Roberto Witte comandará, às 15 horas, a palestra “O que não fazer para passar no vestibular – Soluções para as armadilhas da aprendizagem”.

Com a proposta de unir os principais pilares envolvidos no momento da Escolha da Profissão na vida do jovem, o evento também oferece uma programação exclusiva para pais e educadores. Assuntos sobre “Como educar os filhos e alunos diante dos desafios de uma realidade cada dia mais conectada, acelerada, competitiva e caótica” serão abordados na palestra “Pais empoderados educam melhor”, que será comandada, às 13h30, por Fraiman.

Em tempos da série 13 Reasons Why e dos desafios da Baleia Azul e da Boneca Momo, é natural que pais e educadores fiquem cada vez mais preocupados sobre a influência que as novas tecnologias e redes sociais exercem sobre crianças e adolescentes. Esses assuntos serão abordados na palestra “Educar no século XXI: Há motivos para pânico?”, às 14h30, comandada pelo psicólogo e orientador de carreira Tiago Tamborini.

Durante o 21º Fórum Teenager, os participantes receberão materiais sobre o funcionamento dos cursos, matriz curricular, sistemas de avaliação e metodologia de ensino das faculdades e universidades, além do dia a dia de diferentes profissões. Também haverá opções para aqueles interessados em estudar fora do país. Palestras sobre intercâmbio, importância do inglês e cursos no exterior acontecerão durante todo o dia.

Estarão presentes as principais instituições públicas e privadas do Estado: USP, UNICAMP, UNESP, IFSP, ITA, FATEC, MAUÁ, FAAP, MACKENZIE, FGV, ESEG, IBMEC, FSA, ANHEMBI MORUMBI, FMU, SÃO CAMILO, INATEL, SENAC, SANTA MARCELINA, UNIP, ANHANGUERA, DIGITAL HOUSE, CULTURA INGLESA, QUALIDADE EM SAÚDE, CREFONO, TEXAS TECH UNIVERSITY, LIBERTY EDUCATION, EGALI INTERCÂMBIO, EF INTERCÂMBIOS, ELS/ N&M INTERCÂMBIOS, BERLITZ MANCHESTER, BERLITZ DUBLIN, CHOICES INTERNATIONAL, LCI EDUCATION NETWORK, entre outras.

Avatar
Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top