Identificar os nichos de mercado é uma forma dos empreendedores conquistarem diferenciais e vantagens competitivas

Identificar os nichos de mercado é uma forma dos empreendedores conquistarem diferenciais e vantagens competitivas

Definir um nicho de mercado é um dos requisitos para se obter sucesso num empreendimento. Isso por que os empresários que conseguem atender nichos de mercado pouco explorados conseguem obter bons diferenciais e vantagens competitivas para os seus negócios.

Mas em primeiro lugar é importante saber o que é um nicho de mercado. Nicho de mercado nada mais é do que uma parte de um mercado consumidor, que tem necessidades de produtos ou serviços específicos e que não encontram tantos fornecedores para satisfazerem suas necessidades. Ou seja, é um mercado menor dentro de outro mercado maior. Por exemplo: o mercado consumidor de roupas é amplo e atinge perfis de pessoas com diferentes interesses. Porém, quando segmentamos o nicho de mercado de “roupas para mulheres plus size”, fica muito mais fácil de identificar um público com características e interesses semelhantes.

O melhor exemplo de empresa que identificou o surgimento de um nicho de mercado e rapidamente investiu nele é a Uber, que revolucionou o mundo dos transportes ao oferecer transporte particular de qualidade a preços populares via aplicativo. Mas não é preciso descobrir um nicho em ascensão e criar um produto super-inovador para alcançar o sucesso. Na verdade, o segredo para triunfar em qualquer nicho é conhecer a fundo o mercado que vai explorar.

Conhecendo bem o mercado de atuação, fica mais fácil diferenciar um bom parceiro de negócios, que realmente pode trazer bons resultados para a empresa, de um parceiro ruim, que será apenas um desperdício de tempo e energia.

Outra vantagem de ter um nicho de mercado bem definido, é que o empreendedor consegue criar um plano de marketing eficiente, se comunicando diretamente com seus clientes. Além do que, ao atuar em um mercado pouco ou nada explorado, o empresário poderá ditar os valores do negócio e obter mais lucro, mesmo que tenha menos vendas.

Concluindo, definir um nicho do mercado é importante para garantir que todos os seus recursos investidos, incluindo tempo, dinheiro e mão de obra, se transformem em reconhecimento do público e sejam traduzidos em vendas e receita para a empresa.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *