Identificar os nichos de mercado é uma forma dos empreendedores conquistarem diferenciais e vantagens competitivas
Definir um nicho de mercado é um dos requisitos para se obter sucesso num empreendimento. Isso por que os empresários que conseguem atender nichos de mercado pouco explorados conseguem obter bons diferenciais e vantagens competitivas para os seus negócios.
Mas em primeiro lugar é importante saber o que é um nicho de mercado. Nicho de mercado nada mais é do que uma parte de um mercado consumidor, que tem necessidades de produtos ou serviços específicos e que não encontram tantos fornecedores para satisfazerem suas necessidades. Ou seja, é um mercado menor dentro de outro mercado maior. Por exemplo: o mercado consumidor de roupas é amplo e atinge perfis de pessoas com diferentes interesses. Porém, quando segmentamos o nicho de mercado de “roupas para mulheres plus size”, fica muito mais fácil de identificar um público com características e interesses semelhantes.
O melhor exemplo de empresa que identificou o surgimento de um nicho de mercado e rapidamente investiu nele é a Uber, que revolucionou o mundo dos transportes ao oferecer transporte particular de qualidade a preços populares via aplicativo. Mas não é preciso descobrir um nicho em ascensão e criar um produto super-inovador para alcançar o sucesso. Na verdade, o segredo para triunfar em qualquer nicho é conhecer a fundo o mercado que vai explorar.
Conhecendo bem o mercado de atuação, fica mais fácil diferenciar um bom parceiro de negócios, que realmente pode trazer bons resultados para a empresa, de um parceiro ruim, que será apenas um desperdício de tempo e energia.
Outra vantagem de ter um nicho de mercado bem definido, é que o empreendedor consegue criar um plano de marketing eficiente, se comunicando diretamente com seus clientes. Além do que, ao atuar em um mercado pouco ou nada explorado, o empresário poderá ditar os valores do negócio e obter mais lucro, mesmo que tenha menos vendas.
Concluindo, definir um nicho do mercado é importante para garantir que todos os seus recursos investidos, incluindo tempo, dinheiro e mão de obra, se transformem em reconhecimento do público e sejam traduzidos em vendas e receita para a empresa.