Cinco dicas para abrir um bar lucrativo

Cinco dicas para abrir um bar lucrativo

O Bar atua como ambiente social integrador, tornando-se ponto de referência e algumas vezes conhecido por seus clientes famosos, por seu cardápio ou especialidades gastronômicas. Cada vez mais atrativos são oferecidos pelo bar: o ambiente e a decoração, o som, o prazer de ter pessoas agradáveis com quem conversar, a possibilidade de descontração, música, jogos, etc. Por isso, são necessários alguns cuidados na hora de abrir um estabelecimento dessa natureza.

O negócio de bares e restaurantes é o que oferece o maior número de empregos, em torno de seis milhões de pessoas, conforme a Abrasel, a associação do setor. Mas para partir para esse tipo de empreendimento, o empresário deve tomar providências importantes, já que seu estabelecimento mexe diretamente com o público. Além disso, é preciso muita criatividade para que o negócio tenha aceitação de público com perfis diferentes, desde o mais simples ao mais sofisticado.

O segmento é também importante para a atração de turistas e nos grandes centros urbanos chega a ser uma das principais opções de lazer da população. Vida noturna e gastronomia são ligados diretamente ao ramo, por isso o serviço prestado por um bar deverá ser concebido com visão profissional. Requer uma avaliação objetiva sobre a forma de atuação, público-alvo, localização, cardápio de comidas e bebidas a serem oferecidas, bem como as expectativas comerciais que esse tipo de empreendimento requer.

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) elaborou algumas dicas para o seu negócio. Confira também as dicas do Canal do Sebrae no Youtube.

1 – Criatividade para o negócio dar certo

Bar é o tipo de negócio com grande concorrência, o que exige do proprietário muita criatividade. É necessário observar o mercado local e identificar o nicho de clientes para o qual o estabelecimento estará direcionado. A ociosidade do estabelecimento pode ser alta, de até 50%, nos dias de baixo movimento, dependendo da localização e proposta de valor do bar, o que exige iniciativas na gestão financeira e na divulgação de eventos e promoções. Sendo um ponto de encontro, os bares são muito procurados em dias de jogos importantes, em especial finais de campeonato e Copa do Mundo.

2 – A importância da localização

Uma boa localização é aquela que está no caminho dos clientes, perto de algum ponto de atração das pessoas, que podem ser os futuros frequentadores do recinto e que tenha acesso ao estabelecimento com menor grau de dificuldade. Por este motivo, a escolha do local onde o bar será instalado tem que ser feita por meio de pesquisas para identificar o perfil dos clientes, seu poder aquisitivo, hábitos, cultura e gostos. A proximidade com universidades, cursinhos, zonas comerciais e escritórios ajuda a angariar novos frequentadores e uma clientela jovem.

3 – Exigências legais e específicas

É necessário contratar um contador profissional para legalizar a empresa na Junta Comercial, nas Secretarias da Receita Federal (CNPJ) e de Fazenda, Prefeitura do Município (Alvará), enquadramento na Entidade Sindical Patronal, cadastramento no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS” da Caixa e no Corpo de Bombeiros Militar. Além do cumprimento às exigências é importante consultar a administração sobre a legislação local para esse tipo de negócio.

4 – Estrutura e identidade visual

A estrutura de um bar pode ser simples: balcão, salão para as mesas, banheiros, depósitos para estoque e cozinha. Mas se a clientela for exigente, é necessário um projeto arrojado, inclusive temático. Seja criativo na hora de criar um nome e lembre-se que a identidade visual deve estar em sintonia com a proposta do seu negócio. Diversificar e inovar são formas de agregar valor ao negócio, criando motivos para a constante atração de público. Uma das estratégias é acompanhar as tendências ditadas pela TV, novelas, filmes, entre outros.

5 – Funcionários, o cartão postal do estabelecimento

Ao escolher garçons, cozinheiros, barman, você deve ter cuidado, pois eles são o cartão de visita do seu negócio. O mais importante é que os funcionários sejam treinados e qualificados, contribuindo para que o bar seja realmente um local agradável e que os clientes valorizem o bom atendimento. Cortesia, atenção, respeito, honestidade, são valores que o proprietário deve transmitir aos seus empregados e zelar por sua manutenção.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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