You are here
Home > Trabalho/Emprego > Empresária dá dicas para ter sucesso na vida profissional ao lado do parceiro

Empresária dá dicas para ter sucesso na vida profissional ao lado do parceiro

Além da vida pessoal você também divide a profissional com seu parceiro? Trabalha diariamente ao lado dele e tem aquela rotina de 24 horas juntos? Muitos empreendedores preferem seguir o lema que diz: família é família, os negócios à parte, não é mesmo? Mas saiba que trabalhar ao lado do seu parceiro também pode dar certo e render bons frutos.

É o caso de Luzia Costa (foto), empresária e fundadora do Grupo Cetro detentor das marcas Sóbrancelhas, Beryllos e DepilShop com o marido Renato Júlio (foto). “Juntos desde o começo da nossa jornada empreendedora, Renato é meu parceiro em tudo. Além de todo o apoio, temos nossas afinidades e funções bem definidas para ter sucesso a frente do Grupo Cetro, detentor das marcas Sóbrancelhas, Beryllos e DepilShop”.

Pensando em ajudar casais que trabalham juntos, Luzia Costa separou dicas para conseguir ter uma parceria profissional de sucesso.

  1. Encontre equilíbrio entre o profissional e pessoal

O ideal seria manter o trabalho apenas no ambiente do trabalho, porém sabemos que não é sempre assim, o que torna difícil se desligar da empresa quando estão em casa. Mas se esforcem para evitar ao máximo o celular no momento a dois, trocar e-mails com cliente em casa e até mensagens com fornecedores.

Claro que não é proibido desabafar e fazer uns comentários de como foi o dia de trabalho, porém aproveite seu tempo fora do expediente para curtir seu relacionamento, família, entre outros.

2. Aproveite as qualidades e experiências do parceiro

Você conhece as qualidades do seu marido/esposa e pode usar os pontos fortes do casal a favor do negócio. Saibam separar as funções específicas para cada um. Se você lida melhor com gestão de funcionários, administre isso. Se o seu parceiro é melhor com números, deixe o setor financeiro com ele, por exemplo. Mas saibam separar as responsabilidades para evitar alguns pequenos conflitos.

3. Tenham os mesmos objetivos

Para qualquer relacionamento, ter objetivos iguais e em comum, é essencial para o sucesso amoroso e profissional. Por isso, se planejem e conversem muito sobre os próximos passos e metas. Trabalhem juntos como um time e auxiliem um ao outro nas decisões.

4.No ambiente empresarial esqueça as discussões pessoais

Todo casal passa por momentos de desentendimentos, e isso não pode atrapalhar o andamento do trabalho, principalmente quando trabalham juntos. Por isso, lembre-se sempre que além de marido e mulher, vocês são colegas de trabalho e é necessário saber lidar da mesma forma que lidaria com outros colaboradores. E claro, jamais discutir ou misturar assuntos pessoais na frente de outros colegas. Isso também vale para gestos de carinhos no em ambiente do trabalho.

Em suma, o principal segredo para o sucesso é saber respeitar o espaço do trabalho e da vida a dois de vocês, destaca Luzia Costa. “Aproveite ao máximo essa parceria que vai além da vida pessoal e garanto que só crescerão juntos. Apoie um ao outro sempre”, conclui.

Avatar
Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top