Porto de Paranaguá tem movimento intenso neste fim de semana

Porto de Paranaguá tem movimento intenso neste fim de semana

Nesta sexta-feira (14), as operações e manobras de atracação e desatracação de navios nos Portos do Paraná foram intensas. No mesmo ritmo seguem durante todo o final de semana. A previsão da Diretoria de Operações é que o cais público e píeres de Paranaguá sejam 100% ocupados nos próximos dias.

Segundo o diretor de Operações da empresa pública, Luiz Teixeira da Silva Júnior, apenas para os três berços do Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá, já estão programados 15 navios – para atracar e carregar soja, milho e farelo.

“Estamos em crescente retomada nas movimentações. Até o final do mês, temos mais 20 navios agendados para chegar e operar no Corredor. O mesmo acontece com os navios que chegam para descarregar os fertilizantes e demais cargas”, afirma Teixeira.

Segundo Teixeira, no cais público do Porto de Paranaguá até 13 navios podem operar simultaneamente (do berço 201 ao 217); o que está previsto para este final de semana. Existem ainda, de acordo com o diretor, mais dois berços que devem ser ocupados no Píer Público de Inflamáveis; além de outros dois berços da Cattalini (granéis líquidos); e um no píer da Fospar (fertilizantes).

Portanto, para o final de semana, serão 18 navios operando ao mesmo tempo. “Esse movimento todo também faz a economia local movimentar bastante. Afinal, cada navio desse atracado proporcionar quatro turnos ininterruptos de escalação de trabalhadores portuários avulsos”, destaca o diretor.

OPERAÇÃO

De fertilizantes e outros granéis de importação (como malte), nesta sexta-feira (14) são cinco navios já operando no cais público e um na Fospar (privativo). Para o final de semana, assim que esses sejam descarregados, outros três já estão programados para atracar.

O ritmo também é intenso com programação completa para os três berços do Terminal de Contêineres de Paranaguá – 215, 216 e 217. No berço 215, nesta tarde, um navio movimentava veículos (nos dois sentidos) e outros três estavam programados para atracar ainda nesta sexta-feira – mais um de veículos e outros dois de contêineres.

PROGRAMAÇÃO

Enquanto outros portos do país têm mais berços especializados, com um operador portuário só atuando em determinados tipos de cargas, uma característica que se destaca nas movimentações do Porto de Paranaguá é a flexibilidade.

“Nós temos berços públicos, em condições de operar cargas diversas – conforme disponibilidade e demanda. Além disso, temos regulamento que cobra produtividade. Cada navio é obrigado a cumprir o que chamamos de prancha , uma meta de operação. Caso não cumpra, é multado e pode ser desatracado para dar lugar a outro navio que produza. Isso também garante agilidade e eficiência”, explica Teixeira.

As reuniões de programação de operação são diárias, de segunda a sábado. A programação definida nesses encontros saí todos os dias ao meio-dia e fica valendo até as 19h no dia seguinte.

“A eficiência se faz com organização, regras claras e com intervenções cirúrgicas quando algo não está girando bem no dia-a-dia”, conclui o diretor.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *