O que esperar dos programas de fidelidade de viagens em 2019?

O que esperar dos programas de fidelidade de viagens em 2019?

A cada minuto, cinco novas empresas abrem suas portas no Brasil. Em um mercado tão competitivo, a capacidade de uma marca de reter clientes é um fator importante para demonstrar seu sucesso. É verdade que a fidelização dos consumidores vem aumentando no país e, de acordo com a ABEMF (Associação Brasileira das Empresas no Mercado de Fidelidade), houve um aumento de quase 15% nas assinaturas de programas de fidelidade no Brasil no ano passado. A fidelidade está começando a se tornar uma tendência no Brasil e as empresas precisam explorar esse momento criando e implementando estratégias de negócios em torno do assunto.

A AccorHotels, uma das maiores redes de hotéis do mundo, é um exemplo claro de uma empresa com bom timing e que entende a importância da fidelização. A Collinson, líder global em benefícios e fidelização do cliente, trabalhou com a AccorHotels para desenvolver um recurso chamado “La Collection”, lançado recentemente em seu programa de fidelidade (Le Club). Através da plataforma La Collection, os assinantes poderão trocar seus pontos não apenas por quartos de hotel, mas também por outros tipos de produtos como relógios, perfumes, equipamentos de áudio e acessórios.

A Accor também fez uma parceria com a AirFrance-KLM para lançar, pela primeira vez no setor de viagens europeu, um esquema de recompensa dupla para toda a base de clientes dentro do programa de fidelidade de ambas as empresas. Este é um bom exemplo da estratégia de uma empresa que valoriza os interesses e expectativas dos clientes para fornecer a melhor experiência de marca possível. Especialmente quando apenas 38% dos consumidores se sentem recompensados por sua fidelidade às marcas de viagens (de acordo com um estudo recente da Collinson).

Segundo o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC, por suas siglas em inglês), o turismo corresponde a 8% do PIB brasileiro e segundo a Organização Mundial de Turismo (OMT), o mercado de viagens aumentou mais de 4% no ano passado em todo o mundo. O setor de turismo tornou-se altamente competitivo, com novas empresas sendo criadas em todos os seus setores. Esses sinais de crescimento e de relevância no mercado podem ser aproveitados pelas marcas como uma oportunidade para oferecer diferentes serviços e experiências relacionadas a fidelização para desenvolver uma base sólida de clientes.

Três em cada cinco (61%) consumidores disseram ter interesse em promoções ou descontos para a escolha de programas de fidelidade, enquanto dois em cinco (40%) preferem serviços exclusivos e ilimitados. Fidelização é uma estratégia de marketing muito significativa para as marcas aumentarem seu reconhecimento no mercado, pois permite que estabeleçam sua reputação, priorizando clientes fiéis, que se identificarão e criarão vínculo com a marca. Garantir a permanência de clientes fiéis permite a coleta de dados relevantes (fundamentais para melhorar produtos e serviços). Além disso, sabe-se que clientes fiéis gastam mais do que clientes irregulares, a principal preocupação das marcas.

É essencial que as marcas entendam seus clientes, suas necessidades e comportamento e principalmente o que os leva a comprar. Preste atenção aos dados que recebe de seus clientes, analise-os com cuidado e crie o melhor programa para se adequar à realidade da marca. Acompanhe seus concorrentes, aprenda com os erros deles e, acima de tudo, faça com que seu cliente se sinta parte da equipe. Dedicar um tempo para analisar insights de dados, planejar e implementar a estratégia certa para seu programa de fidelidade ajudará sua marca a aumentar a popularidade de sua marca e, consequentemente, sua receita.

O artigo foi escrito por Henrique Donnabella (foto), que é General Manager da Collinson no Brasil, empresa líder global em benefícios e fidelização do cliente.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *