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Demanda do consumidor por crédito cresce 8% no primeiro semestre de 2019

A quantidade de consumidores que buscou crédito durante o primeiro semestre deste ano cresceu 7,8% em relação ao mesmo período de 2018, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Demanda do Consumidor por Crédito. Quando comparado a junho do ano passado, o índice também apresentou um aumento de 9,9%.

Apesar da alta, ela é menor do que o crescimento apresentado no 1º semestre de 2018 (11,1%). Segundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, este crescimento abaixo do ano anterior foi influenciado pela alta da inflação em janeiro, fevereiro e março, puxada principalmente por alimentos e combustíveis. “O movimento fez com que as famílias optassem por priorizar pagar as contas domésticas, ao invés de buscar crédito. O movimento começou a se inverter em abril e teve sua principal melhora em junho/19, quanto a inflação foi de 0,01%, o menor patamar do ano. Com isso, as pessoas se sentiram mais confiantes para procurar por crédito e a alta registrada foi similar ao mesmo período de 2018 – 9,8% e 9,9%, respectivamente”, comenta.

Região Sudeste é a que menos cresce em 6 anos

Ainda no acumulado do primeiro semestre, em comparação com o mesmo período do ano passado, todas as regiões apresentaram avanço na procura do consumidor por crédito, mas pela primeira vez a região Sudeste foi a que menos cresceu, apresentando uma alta de 5,3%.

Enquanto isso, o Centro-Oeste aumentou em 13,4% na comparação com o mesmo período do ano passado, seguido pela região Norte com 12,1%, Nordeste com 10,0% e Sul com 8,2%.

Demandas por crédito não passam de 10% quando analisadas por renda pessoal

Na comparação com o acumulado dos primeiros seis meses do ano passado, a demanda por crédito apresentou variações positivas em todas as faixas de renda: houve um aumento de 8,3% para quem recebe até R$ 500 por mês; outro de 9% para quem ganha entre R$ 500 e R$ 1.000 mensais; e 7,1% para os que recebem entre R$ 1.000 e R$ 2.000 por mês.

Além disso, quando analisamos as rendas acima de R$ 2 mil, a procura por crédito foi semelhante. Para a faixa de renda entre R$ 2.000 e R$ 5.000 mensais a demanda foi 6,5%; 6,1% para o consumidor com renda entre R$ 5.000 e R$ 10.000 por mês e, também, para quem ganha mais de R$ 10.000.

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Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

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