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Empresários juniores batem recorde e já somam mais de 22 mil no Brasil

O número de empresários juniores no Brasil passou de 19 mil, em 2017, para mais de 22 mil, em 2018. O crescimento de 16% foi apresentado em levantamento realizado pela Confederação Brasileira das Empresas Juniores, a Brasil Júnior. Cerca de 46% deles afirmam que permanecem cursando a graduação por estar participando ou ter participado do movimento empresa júnior.

Esses estão distribuídos em 850 empresas juniores presentes em aproximadamente 165 universidades em todos os estados brasileiros. As empresas juniores foram responsáveis por desenvolver cerca de 18 mil projetos, a maioria deles para pessoas físicas (32,1%) e microempresas (31,1%), seguidas por pequena empresa (17,6%), empreendedor individual (13,2%), média empresa (3,2%) e órgãos públicos (2%). Apenas 0,8% foram para grandes empresas.

No geral, 51,3% dos empresários juniores se reconhece como gênero feminino. Ao mesmo tempo que Engenharia de Produção e Administração são os cursos com mais frequentes nas EJs. Os dados fazem parte do “Censo e Identidade” realizado anualmente pela Brasil Júnior e contou com 5105 respondentes provindos de 811 diferentes cursos de graduação responderam à pesquisa.

“Essas informações reafirmam que estamos expandindo o acesso dos estudantes à vivência empresário e diversificando o impacto do movimento no País”, explica Renan Nishimoto, Presidente Executivo da Brasil Júnior. Presente no Brasil desde 1988, o Movimento Empresa Júnior brasileiro é o maior do mundo. Para 2019, a Brasil Júnior, prevê um faturamento de 45 milhões de reais e 23 mil projetos concluídos. Todo o valor arrecadado pelas empresas juniores é investido em ações que beneficiam os próprios alunos.

Saiba mais sobre a Brasil Júnior

A Brasil Júnior (Confederação Brasileira de Empresas Juniores) é a instância que representa as Empresas Juniores brasileiras, que proporcionam educação empreendedora, por meio da vivência empresarial durante a formação acadêmica para estudantes universitários de todas as regiões do país. Hoje está presente em todos os 27 estados brasileiros, por meio de federações estaduais, totalizando mais de 850 empresas juniores e mais de 22 mil empresários juniores em 165 universidades. O propósito do Movimento Empresa Júnior e, como consequência, o da Brasil Júnior é incentivar o empreendedorismo, tornando o País mais competitivo, ético, educador e colaborativo. A previsão é desenvolver 23 mil projetos e faturar 45 milhões de reais em 2019.

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Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

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