Evento da Amcham-Curitiba aponta estratégias de eficiência energética nas indústrias

Evento da Amcham-Curitiba aponta estratégias de eficiência energética nas indústrias

Eficiência energética nas indústrias foi tema do 3° Comitê de Energia da Amcham-Curitiba em parceria com a Engerey Painéis Elétricos e Reymaster Materiais Elétricos, realizado na semana passada, na sede da Amcham-Curitiba.

Nessa 3ª edição do Comitê, destinada a profissionais do setor elétrico e industrial, o convidado e palestrante foi o engenheiro eletricista Paulo César dos Santos, sócio-diretor da Efi Energy. Ele deu dicas práticas de como reduzir o consumo de energia nas indústrias simplesmente olhando para a fatura de energia, entendendo de fato o que cada informação descrita significa, que muitas vezes é uma multa, mesmo que isso não esteja explícito.

Um exemplo é a Energia Reativa Excedente, que indica um mal aproveitamento da energia elétrica, causado por um baixo fator de potência nas cargas, que pode ser resolvido pelo uso de bancos de capacitores. Outra informação que muitas vezes causa dúvida é a Demanda de Ultrapassagem, segundo o especialista, há casos em que os profissionais decidem desligar alguns equipamentos visando a economia e quando voltam a utilizar a quantidade de energia anterior, esse consumo é visto como algo que ultrapassou o consumo da Demanda Contratada. Por isso, o conselho dado foi que haja um controle e verificação da fatura mês a mês, e que qualquer mudança seja informada à concessionária.

Mas o tema que mais surpreendeu os profissionais presentes foi em relação aos fatores responsáveis pelo consumo de energia nas indústrias. O palestrante divulgou dados que revelam que a iluminação é responsável por apenas 5% do consumo, sendo que a maior responsável é a força motriz, com 66%. Por isso, defendeu a importância da automação e da troca de motores nos sistemas industriais, já que houve muita inovação e modernização nos últimos anos, garantindo que os equipamentos operem na melhor condição técnica possível: “Tem que olhar para o sistema vendo-o como um consumidor de energia e tomar as medidas necessárias para a redução desse consumo”, alerta Paulo.

Paulo também destacou as etapas fundamentais para a implementação de um projeto de eficiência eficaz, que devem ser seguidas na seguinte ordem: Diagnóstico; Escolha do projeto; Mudança (troca de equipamentos/automação); Verificação dos resultados; e Manutenção dos benefícios logrados. E enfatizou as duas últimas, já que, em muitos casos, a implementação para no terceiro item (mudança), desprezando a importância das etapas seguintes.

Outro assunto abordado foi sobre as linhas de financiamento, pois, muitas vezes, para implementar um projeto de eficiência é necessário um alto investimento. O engenheiro Paulo dos Santos citou o Programa de Eficiência Energética da Aneel, um serviço para o qual todos os cidadãos contribuem, que oferece até 120 meses para a quitação do empréstimo. Mencionou também os financiamentos do BNDES: o Finem, para projeto de até 20 milhões de reais e prazo de até 20 anos, e o Cartão BNDES, voltado para projetos menores, de até 10 milhões de reais, e com prazo variável.

“É importante quebrar o paradigma de que para alcançar eficiência energética basta investir em iluminação. A eficiência vai muito além disso, como o Paulo mostrou. A grande fatia do consumo de energia elétrica do país está no setor industrial, então a gente tem que focar exatamente na redução de energia nesse segmento”, concluiu Fábio Amaral, diretor da Engerey Painéis Elétricos.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *