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Financiamento coletivo auxilia na construção de empreendimentos

Nos últimos anos, nada transformou tanto a forma de investir quanto as plataformas digitais. Aplicar em ações e títulos se tornou gradativamente mais acessível, abrindo espaço para o surgimento de novas modalidades de investimento, como o crowdfunding, que se tornou uma ferramenta de viabilização de projetos indispensável em diversos setores. O potencial desse modelo de negócio tem se mostrado efetivo no setor imobiliário. Muitas construções, loteamentos e obras de diferentes portes estão ocorrendo graças ao crowdfunding de investimentos, que foi regulamentado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), em 2017 no Brasil.

Para as pequenas e médias empresas é uma ótima alternativa, pois antes só restavam o financiamento direto com os bancos ou a captação através de grandes investidores e family offices. A plataforma criada pela Glebba Investimentos, por exemplo, é uma das que possibilitam o levantamento coletivo de recursos para viabilizar loteamentos e empreendimentos reunindo os recursos de muitas pessoas

“O Brasil possui várias possibilidades de desenvolvimento imobiliário, muitas das quais poderiam ser captadas via plataformas de crowdfunding. O mercado imobiliário é um dos mais sólidos e tradicionais e, por isso, precisamos investir em novas formas para fazer esse setor crescer ainda mais”, explica Francisco Perez (foto), Head de Investimentos da Glebba, primeira fintech do Brasil a fazer crowdfunding imobiliário para viabilizar a construção de loteamentos, que ainda completa: “Apesar de muito representativo na economia imobiliária brasileira, o mercado de loteamentos ainda é desconhecido por muitos e praticamente inexistente na área de investimentos, por isso, resolvemos apostar nesse setor.

De acordo com dados do Secovi-SP (Sindicato da Habitação), entre 2015 e 2016, o setor de loteamentos lançou 67,4 mil unidades habitacionais, enquanto as incorporadoras de prédios construíram 109,6 mil.

Perez lembra que os bairros planejados estão em ascensão no mercado imobiliário e, só no estado de São Paulo, houve um aumento de 38% no setor, comparando com o mesmo período de 2017.

“O crowdfunding para parcelamentos de solos é uma ótima alternativa para ajudar acelerar o processo de construção desses empreendimentos. Além de ser uma alternativa rentável para o investidor, pois o retorno costuma ser maior do que investimentos de renda fixa, como o CDB e poupança, ganhando acima da taxa do Selic”, finaliza o empreendedor.

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Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

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