Raia Drogasil registra crescimento de vendas de 17,1% no segundo trimestre do ano
A RD – Gente, Saúde e Bem-estar (Raia Drogasil S.A.) fechou o segudo trimestre de 2019 com receita bruta de R$ 4,4 bilhões, crescimento de 17,1% ante o resultado do mesmo período do ano anterior. A empresa obteve crescimento nas mesmas lojas de 8%, e nas lojas maduras de 4%, registrando aumento “Voltamos a crescer na venda das lojas maduras acima da inflação, refletindo a efetividade dos investimentos em preços que realizamos desde meados de 2018, especialmente em genéricos, e a forte reversão do acelerado ciclo de aberturas do mercado observado nos últimos anos, o que demonstra a complexidade de empreender um plano de expansão intenso, com criação de valor de longo prazo como temos feito”, diz Eugênio De Zagottis, vice-presidente de Planejamento Corporativo e de Relações com Investidores da RD.
A companhia atingiu participação de mercado de 13% no País – incremento de 1,6 ponto porcentual –, ganhando participação em todas as regiões onde atua.
Aquisição da Onofre traz alto potencial
A empresa também concluiu em 1.º de julho a aquisição da Drogaria Onofre, efetivando já em 1.º de agosto sua incorporação legal. Nesse mesmo dia, todas as filiais Onofre foram transferidas para a plataforma da RD, as quais estão sendo convertidas para Raia ou Drogasil. A companhia espera concluir a integração nos próximos meses, com a migração do e-commerce, que seguirá operando com a marca Onofre, para a plataforma da RD. Por fim, todos os funcionários de loja da Onofre e grande parte da sua equipe corporativa seguem como funcionários da RD, incrementando e oxigenando sua estrutura.
“A aquisição da Onofre traz alto potencial de criação de valor, tendo em vista as sinergias que esperamos obter ao integrar seu portfólio de lojas e sua operação de e-commerce à nossa estrutura. Suas filiais já dispõem de um nível saudável de vendas por loja, mas esperamos elevar essa performance para os padrões médios da RD. Além disso, a marca Onofre é uma das líderes no e-commerce brasileiro e passará a alavancar nossa escala, presença geográfica e infraestrutura para oferecer entregas locais em todo o Brasil com o menor preço do mercado”, afirma Marcilio Pousada, presidente da RD.real acima da inflação registrada no período de 0,6%.
O EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) no 2T19 atingiu R$ 514,9 milhões – crescimento de 14,9% em relação ao registrado no mesmo período de 2018 –, com margem de 8,2%. O lucro líquido foi de R$ 160,5 milhões, crescimento de 13,2%, correspondendo a uma margem líquida de 3,6%.