Raia Drogasil registra crescimento de vendas de 17,1% no segundo trimestre do ano

Raia Drogasil registra crescimento de vendas de 17,1% no segundo trimestre do ano

A RD – Gente, Saúde e Bem-estar (Raia Drogasil S.A.) fechou o segudo trimestre de 2019 com receita bruta de R$ 4,4 bilhões, crescimento de 17,1% ante o resultado do mesmo período do ano anterior. A empresa obteve crescimento nas mesmas lojas de 8%, e nas lojas maduras de 4%, registrando aumento “Voltamos a crescer na venda das lojas maduras acima da inflação, refletindo a efetividade dos investimentos em preços que realizamos desde meados de 2018, especialmente em genéricos, e a forte reversão do acelerado ciclo de aberturas do mercado observado nos últimos anos, o que demonstra a complexidade de empreender um plano de expansão intenso, com criação de valor de longo prazo como temos feito”, diz Eugênio De Zagottis, vice-presidente de Planejamento Corporativo e de Relações com Investidores da RD.

A companhia atingiu participação de mercado de 13% no País – incremento de 1,6 ponto porcentual –, ganhando participação em todas as regiões onde atua.

Aquisição da Onofre traz alto potencial

A empresa também concluiu em 1.º de julho a aquisição da Drogaria Onofre, efetivando já em 1.º de agosto sua incorporação legal. Nesse mesmo dia, todas as filiais Onofre foram transferidas para a plataforma da RD, as quais estão sendo convertidas para Raia ou Drogasil. A companhia espera concluir a integração nos próximos meses, com a migração do e-commerce, que seguirá operando com a marca Onofre, para a plataforma da RD. Por fim, todos os funcionários de loja da Onofre e grande parte da sua equipe corporativa seguem como funcionários da RD, incrementando e oxigenando sua estrutura.

“A aquisição da Onofre traz alto potencial de criação de valor, tendo em vista as sinergias que esperamos obter ao integrar seu portfólio de lojas e sua operação de e-commerce à nossa estrutura. Suas filiais já dispõem de um nível saudável de vendas por loja, mas esperamos elevar essa performance para os padrões médios da RD. Além disso, a marca Onofre é uma das líderes no e-commerce brasileiro e passará a alavancar nossa escala, presença geográfica e infraestrutura para oferecer entregas locais em todo o Brasil com o menor preço do mercado”, afirma Marcilio Pousada, presidente da RD.real acima da inflação registrada no período de 0,6%.

O EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) no 2T19 atingiu R$ 514,9 milhões – crescimento de 14,9% em relação ao registrado no mesmo período de 2018 –, com margem de 8,2%. O lucro líquido foi de R$ 160,5 milhões, crescimento de 13,2%, correspondendo a uma margem líquida de 3,6%.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *