You are here
Home > Negócios > Abimapi e Apex-Brasil projetam mais de R$ 5 milhões em novo acordo setorial

Abimapi e Apex-Brasil projetam mais de R$ 5 milhões em novo acordo setorial

A Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi) acaba de renovar a parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), por meio do projeto setorial Brazilian Biscuits, Pasta and Industrialized Breads & Cakes. O novo convênio, com vigência de 2019 a 2021, prevê o investimento total de R$ 5.033.823,87, 22% de aumento frente ao contrato anterior, firmado em 2017.

Este valor será investido em sete das principais feiras mundiais do setor, com ações de promoção, capacitação e competitividade para exportação em oito países-alvo: Angola, China, Chile, Colômbia, Emirados Árabes, Estados Unidos, Nigéria e Peru.

Além de oportunidades com os produtos do setor, a Abimapi e a Apex-Brasil dedicarão ainda mais esforços para fortalecer os produtos Free From (alimentos sem açúcar, lactose, glúten, transgênicos, agroquímicos) que passa por uma fase de ascensão em todo o mundo. O projeto, portanto, proporcionará plataformas adequadas para o grupo como: Missões Empresariais para os Estados Unidos, participações em feiras internacionais como a Natural Expo West e Summer Fancy Food, além de Rodada de Negócios na principal feira do segmento da América Latina realizada anualmente em São Paulo, a Natural Tech e Bio Brazil Fair.

O cenário internacional é bastante promissor: durante o primeiro semestre deste ano, as três categorias representadas pela entidade exportaram 32,9 mil toneladas de produtos e movimentaram US$ 60,3 milhões em vendas. “Neste mesmo período, somente as 66 empresas participantes do projeto setorial representaram mais de 60% do total exportado, equivalente a US$ 37,8 milhões de faturamento. Foram mais de 80países nos cinco continentes que abriram as portas para os nossos produtos”, contextualiza Claudio Zanão (foto), presidente-executivo da Abimapi.

Até o fim deste novo convênio, a meta é superar os US$ 100 milhões em exportações sob a previsão de crescimento anual médio de 6% no período. ” Esperamos alcançar 76 empresas participantes do projeto, sendo 44 exportadoras e 15 empresas entre as de produtos Free From. Para atingirmos este objetivo, desenvolveremos ações específicas que atendam as demandas dos compradores internacionais, auxiliando nossos fabricantes a adequarem seus produtos para exportação, a fim de ampliar as oportunidades”, finaliza Zanão.

Avatar
Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top