
O comércio eletrônico continua faturando alto no Paraná. De janeiro a agosto, as vendas através do e-commerce em todo o estado somaram R$ 2,4 bilhões, dos quais, R$ 727 milhões se referem apenas a vendas fechadas em Curitiba. Os dados fazem parte de um estudo do movimento Compre&Confie em parceria com a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico.
Quem está pensando em ingressar neste setor é preciso ter alguns pontos bem definidos para que o negócio dê certo, pois mais de 80% dos pequenos empresários quebram logo no primeiro ano por não cuidarem do planejamento.
A criação de uma loja virtual é um processo que exige cautela e pode ser realizado pelo próprio empresário, mas é importante que possua um mínimo de conhecimento técnico de informática e conheça o mercado.
Algumas empresas especializadas em plataformas oferecem roteiros em seus sites que permitem a implantação e utilização de softwares para o desenvolvimento da loja, com baixo nível de complexidade. No entanto, dependendo do modelo da loja virtual e necessidade de customização, o mais comum é que o empresário contrate técnicos que assumam o encargo de preparar todo o processo para colocar a loja no ar. Agora, vale lembrar que tudo que é desenvolvido com exclusividade, tende a levar mais tempo e o investimento financeiro é maior.
Outro ponto importante e que o empresário deve tomar o máximo cuidado é com o serviço de hospedagem da loja virtual, para que tenha alta disponibilidade e segurança, para que o sistema permaneça estável e a possibilidade de fraudes site seja dificultada ao máximo. É importante também que a forma de apresentação de uma loja virtual, em sua estrutura e layout, transmita confiança e credibilidade para os consumidores no processo de compra.
A escolha do segmento também é muito importante. O empreendedor deve dar preferência a um nicho de mercado para reduzir as concorrências com os grandes players de mercado, se dedicando a um setor com menor concorrência, ou então ainda inexplorado.
Palestras ajudam a montar e operar uma loja online
Os curitibanos interessados em entrar nesse segmento podem participar das palestras gratuitas que serão promovidas pela camara-e.net no dia 12 de setembro, no Sesc da Esquina. Além de oferecer todo o conteúdo teórico que ensinará aos participantes como abrir, montar e operar uma loja online, o Ciclo MPE, como é chamada a ação, tem um grande diferencial: o lado prático.
Em apenas 40 minutos, os participantes do Ciclo MPE montarão ao vivo uma loja virtual. “A nossa preocupação é mostrar aos participantes como é possível vender o seu produto ou serviço online e ter sucesso na criação da sua loja, por isso temos a iniciativa de apresentar todo o passo a passo e esclarecer as eventuais dúvidas”, afirma Felipe Brandão, secretário executivo da camara-e.net.
Entre os temas que serão abordados nas palestras estão: como planejar uma loja virtual de sucesso, logística, meios de pagamento na internet, marketplace, marketing digital e vendas online.
“É fundamental que os participantes conheçam o mercado em que pretendem investir. Os dados do Compre & Confie revelou, por exemplo, que as mulheres curitibanas compraram mais pela internet do que os homens – 50,6% e 49,4%, respectivamente”, declara Brandão.
Outro dado importante do levantamento Compre & Confie em Curitiba mostra quais categorias mais faturaram: Eletrodomésticos e Ventilação (22,1%); Moda e Acessórios (13,8%); Telefonia (10,8%); Entretenimento (10,5%); e Informática e Câmeras (9,9%).
O Ciclo é uma boa oportunidade para quem deseja empreender, ter uma renda fixa, está desempregado ou até mesmo pensa em ser o seu próprio chefe. Está em sua 16ª edição e tem o patrocínio master dos Correios e do Governo Federal.
Para acessar a programação completa e inscrever-se, acesse o site do Ciclo MPE 2019 (ciclo-mpe.net/web/inscricao/index?eventid=191)