You are here
Home > Economia > Guerra comercial entre Estados Unidos e China freia mais uma vez a economia

Guerra comercial entre Estados Unidos e China freia mais uma vez a economia

“Entrementes, entre os players do mercado financeiro, o clima não é de apocalipse, mas de cautela. Poucos estão dispostos a investimentos vultuosos enquanto persiste o carrossel de incertezas. E quando pouco se investe, pouco se cresce, refreando uma vez mais a economia”, ressalta Mateus Lucio, CEO do Grupo GR Discovery -fintech brasileira multifacetada que atua em diversas áreas financeiras e opera na Bolsa de Valores de Chicago.

O cenário está diretamente ligado à “violência” comercial entre Estados Unidos e China, que já tem 15 meses. E hoje, a lista de agências e empresas chinesas sob sanção recebeu novamente incremento pelos norte-americanos. Tais sanções resultam em aumento da burocracia governamental para efetivar as transações comerciais entre instituições dos dois países ou em taxas.

Mateus Lucio, CEO do Grupo GR Discovery.

O CEO da GR Discovery comenta que essas medidas afetam não só diretamente o prazo de produção e custos de bens e serviços para as empresas clientes e fornecedoras, mas também chega diluído em toda a cadeia de produtos, direta ou indiretamente relacionados, onerando o bolso do consumidor.

Para o especialista, o mercado financeiro brasileiro e o norte americano estão estagnados e voláteis, precificando todo o efeito cascata das medidas e contra-medidas adotadas por ambos os países. “Se por um lado significa custos, por outro também significa desaceleração econômica, e pelo quilate dos países, com impacto em escala global”, acrescenta Lucio.

Conheça o Grupo GR Discovery

Fundado há dez anos, o Grupo GR Discovery tornou-se referência como uma fintech multifacetada, com soluções financeiras integradas para atender as necessidades diversas dos clientes em prol do aporte monetário.

A companhia opera na Bolsa de Valores de Chicago e oferece serviços relacionados a investimentos de rendas variáveis e contrato de mútuo –empréstimo de pessoa física para pessoa jurídica-, cartões pré-pago e imposto de renda.

O Grupo GR Discovery conta com uma carteira de 6 mil clientes e outros 2 mil em espera, e vem crescendo em média 2% ao mês. A empresa tem sede em São Paulo e possui escritório em Chicago, com atuação em todo mercado brasileiro e americano.

Avatar
Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top