52% dos jovens não veem diferença no nível de dificuldade de vagas formais e vagas de estágio

52% dos jovens não veem diferença no nível de dificuldade de vagas formais e vagas de estágio
Student Study Classmate Classroom Lecture Concept

Uma pesquisa realizada pela Companhia de Estágios, consultoria especializada em programas de estágio e trainee, mostra que 52% dos universitários não veem diferença no nível de dificuldade e competitividade entre as vagas estágio e formais.

O levantamento “O perfil do candidato a vagas de estágios – 2019” também mostra que para 15% dos participantes acreditam que os programas de estágios são a melhor alternativa de ingresso no mercado de trabalho. 

Mão de obra X oportunidade de aprendizado

De acordo com o diretor da Companhia de Estágios, Tiago Mavichian, essa perspectiva é um reflexo da crise econômica que assolou o Brasil nos últimos anos. “Muitas empresas contratam estagiários para diminuir custo com mão de obra, por isso pedem inúmeros requisitos que apenas um profissional pronto já possui. Desta forma, o estágio perde a finalidade dele, que é de aprendizado”, detalha.

No entanto, para Mavichian, muitas corporações apostam no programa de estágios para lapidar talentos. “Existem companhias que realmente dão a devida seriedade que a modalidade merece, sendo assim, oferecem um bom programa de estágio e plano de carreira. Mas, certamente, é uma via de mão dupla, então o candidato precisa atender alguns requisitos e, às vezes, para tê-los, é necessário buscar conhecimento para além da sala de aula da universidade”, diz o diretor da Companhia de Estágios.

Inglês não é diferencial, é necessidade

A mesma pesquisa indica uma certa preocupação por partes dos estudantes com relação ao inglês. O levantamento mostra que ter conhecimento no idioma é a habilidade mais desejada para 59% dos jovens entrevistados.

Para Mavichian esse dado mostra que os estudantes entenderam que alguns requisitos são essenciais no mercado, independente da modalidade da contratação. “O inglês se tornou primordial para qualquer vaga, porque faz parte da rotina de muitas empresas, especialmente as multinacionais. Os estudantes estão certos em ter essa preocupação e devem buscar aprender o idioma. É uma exigência comum, mas nem todo mundo atende, então ainda se torna um ponto de destaque para o candidato, da mesma forma como é também um filtro de seleção”, salienta.

Muitos universitários buscam estágio

Para Mavichian, um ponto que deve ser levado em consideração é a grande oferta de interessados nos programas de estágios. “É importante evidenciar antes de mais nada que os programas de estágio precisam ter a finalidade de aprendizado, mas as empresas são criteriosas porque é também um jeito de filtrar melhor os candidatos, uma vez que há grande oferta”, conta.

Se qualificar para o agora

Para o diretor da Companhia de Estágios, o universitário deve se empenhar em se qualificar para conseguir uma boa vaga de estágio, pois isso irá prepara-lo para o futuro. “O mais importante agora é que o universitário pense nas vagas de estágios. Há muito programas que oferecem plano de carreiras e incentivam a continuidade dos estudos e tudo isso colabora para deixar o estagiário cada vez mais preparado para concorrer a vagas formais depois de formado. A formação deve ser constante”, diz.

Investimento estratégico em educação

Para quem está buscando uma oportunidade no mercado, Mavichian dá algumas dicas. “É importante ver o que as empresas pedem como requisito para as vagas. A partir disso, o aluno pode buscar se qualificar de acordo com as exigências do mercado e estar pronto para uma oportunidade quando ela surgir”, conta.

Contudo, é necessário desenvolver melhor habilidades que já possui. “Além de buscar aprender algo novo, é importante também aperfeiçoar as habilidades que já possui. É bom em texto? Então pode fazer um curso de redação ou gramática, lida bem com planilhas? Um curso de Excel cairia bem, assim por diante. São esses detalhes que diferem um bom candidato”, finaliza o diretor da Companhia de Estágios.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *