You are here
Home > Negócios > Curitiba recebe evento especial sobre negócios familiares

Curitiba recebe evento especial sobre negócios familiares

Como atuais modelos de gestão familiar poderão gerir conflitos internos sem interferir no desenvolvimento do negócio? Quais exigências as pequenas padarias e as grandes indústrias familiares podem ter quanto a realização de funções no negócio? Quais as perspectivas diante dos desafios de transformação e governança ágil? Perguntas como essas serão respondidas no evento “A Jornada da Família Empresária”, que acontece na próxima terça-feira, dia 05 de novembro, no ISAE Escola de Negócios.

“Atualmente, negócios familiares são a base de muitos segmentos do mercado. Com essa importância, é imprescindível que as organizações familiares discutam estes temas e entendam como gerar conflitos e interesses para que suas empresas cresçam de forma sustentável”, comenta Rodrigo Casagrande, professor do Mestrado de Governança e Sustentabilidade do ISAE Escola de Negócios.

O evento “A Jornada da Família Empresária” contará com a participação de José Damigo Neto e Rafael Paola Santiago, que irão discutir temas como: Habilidade e sensibilidade para conduzir a gestão do legado; Dualidade entre “família no negócio” versus o “negócio na família”; e Mecanismos de mitigação de conflitos de agência em empresas familiares.  

Sobre os palestrantes

José Damigo Neto é membro efetivo do Conselho de Ética da ABEVD (membro da WFDSA) e CEO do Grupo Racco (presente no Brasil, Estados Unidos, México, Bolívia, Paraguai e Chile). O profissional tem um sólido histórico de realizações na criação de valor, M&A, turn-around e processos complexos de gestão de mudanças. Além disso, é conselheiro de famílias empresárias nos mais diversos setores para a tomada de decisões estratégicas diante de oportunidades, sucessão, planos de saída, mediação de conflitos e estrutura de governança.

Já Rafael Paola Santiago é Mestre em Governança e Sustentabilidade, MBA em Gestão Financeira e especialista em Controladoria e Auditoria, além de ser uma das grandes referências do país em Lean Six Sigma Greenbelt. No meio corporativo, é diretor comercial da BRW Suprimentos Escolares e Escritório e conselheiro fiscal do ISAE Escola de Negócios, onde também atua como professor de Gestão Orçamentária.

O evento “A Jornada da Família Empresária” acontece nesta terça-feira, dia 05 de novembro, das 19h às 21h30, na sede do ISAE Escola de Negócios (Avenida Visconde de Guarapuava, 2943 – Centro). As inscrições são gratuitas. Mais informações no site www.isaebrasil.com.br/eventos.

Avatar
Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top