8 dicas de como criar uma equipe de alta performance

8 dicas de como criar uma equipe de alta performance

Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos. Esta é a mais importante afirmação quando se fala em equipe de alta performance. Pode até parecer meio óbvio dizer isso, mas o desempenho de uma equipe é tão importante quanto o próprio. Uma equipe de alta performance pode fazer toda a diferença no sucesso de uma empresa. O desafio aqui é fazer com que todos compartilhem os mesmos valores, com objetivos claros e uma única visão do negócio.

Para isso, é necessário sinergia, que significa trabalho em conjunto. Sinergia é quando duas ou mais causas produzem um efeito maior que a soma dos efeitos que produziriam atuando individualmente. No mundo corporativo, sinergia é a comunicação coerente, em que os valores individuais (paixão, disciplina, visão e consciência) se identificam e alinham com os valores organizacionais, de tal modo que os valores das diferentes equipes possam se harmonizar entre si.

A organização é uma reunião de pessoas voltadas para a realização de um objetivo comum. O dia-a-dia de grande parte das empresas se estrutura a partir de múltiplos propósitos, apresentando tipos de “reunião de pessoas” responsáveis por diferenciados graus de dificuldade em relação ao cumprimento da missão básica proposta. Integrar essas equipes e torná-las sinérgicas é um processo de mudança voltada basicamente para a melhoria do nível qualitativo dessa “reunião de pessoas”, em relação aos objetivos organizacionais estabelecidos.

Alguns benefícios de sinergia na organização são: as equipes têm mais fontes de informações, são mais criativas, o trabalho em equipe incrementa a aprendizagem, há satisfação das pessoas quando participam de um processo de decisão e os membros das equipes aprendem mais sobre si próprio.

E como a gente constrói isso? Para Ivan Correa, sócio-diretor da Posiciona Educação & Desenvolvimento, para criar uma equipe de alta performance são necessários os 8 C´s: comunicação, compartilhamento, cooperação, confiança, comprometimento, conflito, criatividade e consenso.

Comunicação

Para evitar mal-entendidos e retrabalho, a comunicação entre todos os envolvidos precisa estar alinhada. Existem diversas formas e ferramentas que auxiliam nesse processo: reuniões semanais, feedbacks, comunicados internos, status report etc.

Compartilhamento

Equipes de alto desempenho aprendem e aprimoram tudo o que fazem. Os integrantes se preocupam com o desenvolvimento uns dos outros e implementam processos compartilhados e métodos de interação que facilitam o aprendizado e, por fim, levam a um melhor desempenho. Como líder, desenvolva uma cultura de aprendizado incentivando repetidamente os funcionários a refletir sobre o que aprendem, em seguida compartilhando seus aprendizados com os outros do time.

Cooperação

O espírito de equipe é fundamental para que a empresa atinja os resultados desejados e garanta clientes satisfeitos. Por isso, crie e compartilhe com os funcionários a visão estratégica do negócio, transformando-a em realidade. Se a empresa deseja ser vista como inovadora, coloque inovação nos seus atos. Estimule a cooperação entre os funcionários para fortalecer o relacionamento entre eles e reforçar a importância do trabalho em equipe.

Confiança

O verbo que define uma equipe de alta performance é: confiar. Isso porque confiança é a base de qualquer grande relacionamento. Quando você acredita que os membros de sua equipe são competentes e confiáveis, você pode gastar menos tempo se preocupando sobre como as coisas serão realizadas e mais tempo realizando juntos. Os líderes podem fomentar uma cultura de confiança apreciando bons comportamentos, mas também liderando pelo exemplo. Por exemplo, que tal dar mais autoridade para quem merece confiança? O reconhecimento estimula o desenvolvimento.

Comprometimento

O comprometimento de todos os membros da equipe é fundamental um com os outros, com a organização e com seu próprio crescimento individual. Os líderes podem promover isso garantindo que todos entendam a importância de seu papel para a equipe e como seus pontos fortes e habilidades específicas contribuem para o sucesso da equipe como um todo. Não é apenas sobre o impacto individual; é também sobre como cada membro da equipe influencia positivamente o grupo.

Conflito

Um dos pontos fundamentais na Gestão de Pessoas é o domínio em lidar com momentos de crise e conflitos do cotidiano. Fatores internos e externos podem inevitavelmente desencadear uma instabilidade dentro de uma empresa. Desta maneira, é trabalho do líder, amenizar essas turbulências que podem ocasionar em prejuízos, desenvolver planos criativos para equilibrar as emoções, persuasão para motivar a equipe mesmo em momentos de crise e principalmente elaborar meios para aumentar resultados.

Criatividade

O líder também deve ter uma mente aberta e disposta a mudanças. Isso porque, muitas vezes, é preciso inovar e quebrar paradigmas para obter resultados de alta performance. Ao trilhar caminhos diferentes, a criatividade e a liberdade de expressão são favorecidas. Sendo assim, quando o é permitido que os colaboradores trilhem caminhos pouco usuais, eles podem encontrar soluções diferenciadas para o negócio. Não se deve esquecer, porém, que é necessário sempre trabalhar com foco nos valores da empresa.

Consenso

Se existe comunicação e compartilhamento de informações, começamos a gerar os outros C´s até chegar em consenso. Conflitos, por exemplo, são saudáveis quando promovem discussões em time e estimula debates, o que geralmente resulta em benefícios para o projeto e para os respectivos membros do time, chegando a uma única ideia, a um único consenso.

“Sozinho eu vou mais rápido, junto eu vou mais longe. Esta deve ser a premissa de uma equipe de alta performance. É preciso adotar uma cultura colaborativa, onde todos colaboradores mantêm sua participação ativa dentro da empresa, em um ambiente de cooperação e colaboração, e nada disto será possível se não entendermos a importância do trabalho em equipe”, finaliza Ivan Correa.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *