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Black Friday movimenta mais de R$ 3,87 bilhões em compras no e-commerce. Aumento foi de 30,9%

Mesmo com a retomada lenta do consumo, a Black Friday 2019 foi um sucesso no que diz respeito ao consumo dos brasileiros. Um levantamento realizado pelo Compre&Confie, empresa de inteligência de mercado focada em e-commerce, mostra que o faturamento nos dias 28/11 e 29/11 foi de R$ 3,87 bilhões – valor 30,9% maior do que o mesmo período do ano passado.

Nos dois principais dias de vendas da data, segundo levantamento da ClearSale, o número de fraudes evitadas aumentou 65% e a companhia colaborou para garantir segurança nas transações, evitando mais de R$ 25 milhões de prejuízo para o e-commerce.

O crescimento mostra que a data está cada vez mais consolidada no calendário do varejo nacional. “A Black Friday de 2019 certamente foi um sucesso. Em média, nas 48 horas de promoções, registramos cerca de 35 pedidos por segundo no varejo online, sendo que nas horas de maior volume, chegamos a registrar médias de 75 pedidos por segundo no comércio eletrônico brasileiro”, destaca André Dias, diretor executivo do Compre&Confie.

A alta é reflexo principalmente do maior número de pedidos realizados: ao todo, 6,11 milhões de compras online foram feitas durante a data, número 28,5% maior do que o registrado na Black Friday em 2018.

As categorias que geraram maior volume de compras no período foram: Moda e Acessórios, Entretenimento, Beleza, Perfumaria e Saúde, Eletrodomésticos e Ventilação e Telefonia.

Apesar de comprarem bastante, os brasileiros mantiveram o valor dos pedidos praticamente estável em relação à Black Friday de 2018. Ainda segundo o Compre&Confie, o tíquete médio este ano foi de R$ 634, valor 1,9% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado.

“A ligeira variação positiva do tíquete médio pode ser explicada por alguns fatores: inflação controlada no país, valor de frete sem aumento significativo durante os dias de promoções e preço baixo dos produtos praticados pelos varejistas online”, destaca Dias.

Perfil do consumidor

Considerando o total de pedidos feitos este ano, é possível observar que os consumidores do Sudeste foram os que mais compraram via e-commerce durante a data: ao todo, foram responsáveis por 65,4% dos pedidos realizados entre os dias 28/11 e 29/11. Em seguida, estão as regiões: Sul, com 14,1%, Nordeste (13,2%), Centro-Oeste (5,4%) e Norte (1,9%).

Em uma abordagem nacional, o Compre&Confie aponta que as mulheres fizeram mais compras do que os homens: elas foram responsáveis por 51% dos pedidos realizados, enquanto eles somaram 49%.

Em relação à faixa etária, a maior parte das compras online foi feita por brasileiros entre 26 e 35 anos (36,7% do total de pedidos realizados). Os que têm entre 36 e 50 anos vêm em seguida (32,4%) e aqueles com até 25 anos ocupam o terceiro lugar (18,7%). Por último, estão os consumidores acima de 51 anos (12,2%).

Evitadas R$ 25 milhões de fraudes

Com o aumento das vendas, há também uma maior tentativa de fraudes no pagamento das compras. Levantamento da ClearSale, empresa líder em antifraude, aponta que o valor de fraudes evitadas entre os dias 28/11 e 29/11 é de R$ 25,15 milhões.

Na análise por regiões, o Sudeste foi onde mais fraudes foram evitadas, com R$ 13,2 milhões, seguido pelo Nordeste, com R$ 6,1 milhões e Centro-Oeste, com R$ 2,4 milhões. Em quarto lugar ficou o Sul, com R$ 1,8 milhão e em último o Norte, com R$ 1,4 milhão.

“Conseguimos evitar mais de R$ 25 milhões em fraudes no período. O resultado permite que os lojistas e consumidores possam aproveitar melhor a data, garantindo maior segurança nas transações”, explica Omar Jarouche, diretor de Soluções da ClearSale. “As principais tentativas de fraudes envolvem a utilização dos dados do cartão de crédito por terceiros, sem o conhecimento dos titulares”, destaca Jarouche.

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Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

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