Celular deve se tornar canal campeão de vendas em poucos anos

Celular deve se tornar canal campeão de vendas em poucos anos

Internet, mobile e loja física precisam estar integrados para atender às novas formas de consumo. Basta criar estratégias e uma jornada de compra que satisfaça seu cliente. A reflexão foi apresentada durante o evento Desafios do Comércio – o Varejo do Futuro, promovido pelo Sebrae/PR, na última quinta-feira (28).

De acordo com o especialista Osmar Dalquano, a loja física está passando a ser um ponto de assistência da loja virtual, onde o consumidor consegue provar, experimentar e trocar produtos. “A moeda de maior valor daqui pra frente passará a ser o tempo e, com isso, a loja física vai passar a ser um ponto de assistência. Esse é o grande valor que se poderá oferecer para o consumidor”, avaliou Dalquano. 

O especialista em varejo alertou ainda sobre o crescimento do uso de celulares como canal de compra: 66% dos brasileiros são usuários de internet móvel e, atualmente, passam 4h45 no celular por dia.

Osmar Dalquano: a loja física passará a ser um ponto de assistência

As mídias sociais, que eram vistas como ferramentas desejáveis para a evolução dos negócios, já atingiram o status de imprescindíveis. Varejista que não investe em campanhas para as mídias sociais está perdendo clientes para o concorrente que tem orçamento para essa divulgação, segundo Dalquano. Ele ainda revelou que 61% dos brasileiros acessam suas contas de mídias sociais por meio de dispositivos móveis, sendo que a mais popular por aqui é o YouTube. “Não há uma fórmula. Você precisa saber quem é seu cliente para saber em qual canal investir mais”, explicou o palestrante.

O painelista Everson Klein, da Noc Comunicação, apresentou uma solução para quem quer aprimorar suas técnicas nas mídias sociais. Sua startup desenvolveu um aplicativo baseado em hiperlocalismo que puxa informações armazenadas pelo Google, para oferecer um produto para quem está próximo a seu negócio e tem alto potencial de finalizar a compra. 

“Muita gente não sabe, mas tudo que você fala e faz perto de seu celular é armazenado como dado. As informações pessoais são mantidas em sigilo, mas seus hábitos e preferências ficam disponíveis. E com esse inventário de interesses, nós conseguimos fazer anúncios para pessoas que estão interessadas em seu produto, com precisão de tempo e localização. É muito certeiro”, explicou Klein.

Os participantes também puderam conhecer histórias inspiradoras de empreendedores que apostaram em suas ideias para abrir seu negócio e hoje são referências nacionais. Uma delas foi Suellen Mylla, idealizadora e proprietária da Casa da Bruxa, franquia campeã no segmento de doces do Brasil, com 22 lojas em seis estados. Para Mylla, o diferencial do negócio é seu propósito. “A Casa da Bruxa é para mim mais do que uma empresa. É um projeto de vida que está conectado a um ideal, a uma missão. E acredito que esse seja um ponto muito importante a ser observado quando pensamos em expansão. Não é só sobre vender doces. É sobre adoçar e encantar”, disse a empresária.

Carlos Beal junto com os irmãos administram a rede de supermercados Festval.

Para Carlos Beal, da rede de supermercados Festval, o varejo faz parte de sua história de família. Começou com seus pais, quando ele ainda era criança. Hoje, ele e seus irmãos administram juntos a rede de lojas, reconhecidas por seu layout inovador nas gôndolas e pela oferta diferenciada de produtos premium. “Acredito que a grande maioria das empresas brasileiras seja familiar. Meus pais já não estão entre nós, mas seu legado me uniu a meus quatro irmãos para sempre”, contou, ressaltando que foi ao evento para encontrar e poder trocar conhecimento com outros empresários.

Para a consultora do Sebrae/PR, Fernanda Pesarini, o networking é um dos principais combustíveis para os novos desafios do varejo.  “Por meio desses eventos, proporcionamos relacionamento com nossos clientes, networking entre os empresários, reflexões sobre inovações, acesso a empreendedores de sucesso e cases do que fazer e do que não fazer. Aqui o empresário pode sentir que não está sozinho e que poderá ter o Sebrae como seu grande parceiro”, concluiu.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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