You are here
Home > Trabalho/Emprego > HUB de Inteligência Artificial Senai firma parcerias para formação de novos profissionais

HUB de Inteligência Artificial Senai firma parcerias para formação de novos profissionais

A inteligência artificial (IA) representa um dos grandes avanços da humanidade e já está presente em diversos meios de produção de pequenas, médias e grandes empresas em todo o mundo. Com a finalidade de qualificar novos profissionais na área, o HUB de Inteligência Artificial Senai, sediado em Londrina e com atuação nacional, firmou parceria com diversas empresas e instituições do país a fim de buscar novas possibilidades de desenvolvimento e aplicação de IA nos processos produtivos das organizações. 

“Para acessarmos profissionais com comprovada experiência acadêmica e de projetos, fechamos uma parceria com o Advanced Institute for Artificial Intelligence (AI2) e, de forma conjunta, desenvolvemos o programa de Residência em Inteligência Artificial” informa Felipe Couto, gerente do HUB de Inteligência Artificial Senai. O AI2 foi criado em fevereiro deste ano e reúne pesquisadores de algumas das maiores universidades do país que atuam com inteligência artificial.

O programa de residência do HUB tem duração de 12 meses e alia a capacitação de profissionais para trabalhar com IA com a realização de provas de conceito em temas definidos por empresas patrocinadoras do Programa. “A abordagem inovadora do Programa consiste em atender de maneira simultânea, demandas reais de empresas e a formação de profissionais com prática da aplicação das técnicas de OCR, Visão Computacional, Data Science, Machine Learning entre outras”. Ao término do programa, o residente recebe o diploma de pós-graduação em Inteligência Artificial Aplicada à Indústria, pelas Faculdades da Indústria.

A primeira edição do Programa contou com o patrocínio de 13 empresas:    Bosch, O Boticário, Unimed, Rumo Logística, Veltec Trimble, Cooperativa Integrada, Agrisolus, Sicoob, Farm Go, Cocamar, CNR, Acesso Digital e Q Expert.

O HUB de Inteligência Artificial Senai faz parte de um ecossistema de inovação em crescimento, onde estão conectadas empresas de TI, startups, indústrias, instituições de pesquisa e de ensino, todos envolvidos na temática de IA. “Com a falta de profissionais no mercado brasileiro, sentimos a necessidade de criar um programa para capacitar novos especialistas na área, a fim de estimular a utilização de múltiplas tecnologias que possam contribuir para o desenvolvimento da indústria”,  acrescenta Couto. 

Residência em Inteligência Artificial

As empresas interessadas em participar do programa de residência promovido pelo HUB de Inteligência Artificial Senai em 2020, podem realizar a inscrição entre os dias 9 de dezembro e 17 de janeiro. Mais informações pelo telefone (41) 98850-9653 ou pelo site https://www.senaipr.org.br/tecnologiaeinovacao/nossarede/hubia/.

Saiba mais sobre o HUB de Inteligência Artificial Senai

Inaugurado em setembro deste ano na cidade de Londrina, o HUB de Inteligência Artificial Senai tem atuação nacional com a missão de acelerar a adoção das novas tecnologias pelas das empresas brasileiras. O HUB atua como um Centro de Provas de Conceito de Inteligência Artificial, ou uma “fábrica de POCs”, para que as empresas experimentem a aplicação de IA de forma acessível e ágil. 

Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

Deixe um comentário

Top