Venda de unidades residenciais de médio e alto padrão encerra terceiro trimestre em alta

Venda de unidades residenciais de médio e alto padrão encerra terceiro trimestre em alta

De acordo com informações de empresas associadas à Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), o número de lançamentos foi de 17.356 unidades em setembro de 2019, encerrando o terceiro trimestre com 28.340 unidades lançadas (alta de 10,6% em relação ao mesmo trimestre de 2018), resultado que colaborou para um volume de 73.425 lançamentos no acumulado do ano (volume 10,3% superior ao registrado no mesmo período de 2018).

Já as vendas totalizaram 11.842 unidades no último mês analisado, contribuindo para um volume comercializado de 28.364 unidades no terceiro trimestre (avanço de 3,0% em relação ao mesmo período do ano anterior) e um total de 83.905 unidades vendidas até setembro de 2019 (o que corresponde a uma alta de 1,0% em relação ao mesmo período de 2018).

Considerando os últimos 12 meses como horizonte de análise, os lançamentos e vendas de imóveis novos totalizaram, respectivamente, 107.252 e 115.941 unidades, resultados que correspondem, respectivamente, a um aumento de 10,3% no número de unidades lançadas, e de 1,1%, no volume comercializado — variações calculadas em relação aos 12 meses precedentes.

Para o presidente da Abrainc, Luiz França (foto) os números demonstram a retomada do setor: “Quando fazemos a comparação do terceiro trimestre deste ano com o de 2018, o resultado é ainda melhor. No segmento de médio e alto padrão, teve um crescimento de 20% nos lançamentos e de 10% nas vendas. Nos imóveis do Minha Casa Minha Vida, o resultado é de 10% no número de lançamentos e 3,2% nas vendas no comparativo trimestral. Isso demonstra que as empresas estão mais seguras para investirem e que o poder de compra dos consumidores está subindo, através a queda dos juros e das novas opções de financiamento imobiliário.”, destaca França.

Reforçando o resultado positivo na comercialização das novas unidades, é necessário destacar que as vendas líquidas de imóveis novos — calculadas pela subtração das unidades distratadas do total de unidades vendidas em um mesmo intervalo — cresceram 13,3%, no acumulado até setembro (em comparação com mesmo período de 2018). Tal resultado, por sua vez, reflete a queda expressiva no volume de distratos no balanço parcial de 2019 (-34,5%).

Alternativamente, esse fenômeno se expressa na redução observada na razão distratos/vendas: a média desse indicador em 2019 (16,7%) mantém-se em patamar muito inferior à média calculada para o mesmo período de 2018 (25,7%).

Na análise por tipologia residencial, a maior parte dos lançamentos (76,0%) e das vendas (69,9%) realizadas nos últimos 12 meses corresponde a unidades comercializadas no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), ao passo que os empreendimentos de Médio e Alto Padrão (MAP) mantêm-se responsáveis por 24,0% das unidades lançadas e 30,1% das unidades vendidas no período.

Em termos de variação, os lançamentos e vendas no segmento MAP avançaram 18,8% e 2,2%, respectivamente, em relação ao período precedente, enquanto as vendas líquidas do segmento MAP apresentaram alta expressiva de 23,9% no mesmo período.

Comparativamente, o número de lançamentos residenciais em empreendimentos do Programa MCMV nos últimos 12 meses aumentou 10,9% em relação ao período precedente, enquanto as vendas aumentaram 2,2% no mesmo período. Finalmente, as vendas líquidas do segmento MCMV acumulam alta de 7,8% no levantamento dos últimos 12 meses.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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