You are here
Home > Trabalho/Emprego > Inscrições para o Programa Meu Primeiro Emprego em Tecnologia terminam em 31 de janeiro

Inscrições para o Programa Meu Primeiro Emprego em Tecnologia terminam em 31 de janeiro

Estão abertas até dia 31 de janeiro as inscrições para jovens de 16 a 22 anos que queiram participar do programa “Meu Primeiro Emprego em Tecnologia”, iniciativa idealizada pela Prefeitura Municipal de Curitiba em parceria com a Assespro-PR.

Serão oferecidas 1.500 vagas para capacitação em tecnologia, um dos setores mais emergentes no momento. Além disso, o programa servirá como um link entre os alunos e empresas, facilitando a inserção dos estudantes no mercado de trabalho.

Para o presidente da  Assespro-PR, Adriano Krzyuy, o programa vai ao encontro da nova tendência de mercado, visto o crescente número de procura por cursos na área da computação. Em recente pesquisa realizada pela entidade e a UFPR, foi constatado um aumento de 48% na oferta de vagas para formação em TI. E ainda: uma pesquisa realizada com usuários do Linkedin mostrou que 7 das 10 profissões mais procuradas atualmente são na área de tecnologia.

 “A chave do sucesso desse programa é a parceria entre o governo, as instituições de ensino e as empresas, pois além da capacitação, também é oferecida a oportunidade. O objetivo do programa é concretizar contratações”, reforça Adriano Kryzuy.

Estima-se que existam 6.000 vagas em tecnologia abertas em Curitiba esperando por profissionais qualificados. “A sociedade tem buscado soluções para a questão do emprego e observamos que existem muitas vagas disponíveis em TI que não são preenchidas por falta de capacitação. Este programa vem para ajudar a suprir essa demanda”, afirma Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba.

O Meu Primeiro Emprego em Tecnologia será dividido em duas etapas. A primeira etapa ocorre no mês de fevereiro e serão tratados temas como assuntos comportamentais no ambiente corporativo e aulas de lógica, que é base para qualquer linguagem de programação. Também ocorrerão workshops com várias empresas de tecnologias que abordarão diversos temas relacionados ao dia a dia em empresas. 

Ao final da primeira etapa, os alunos serão submetidos à um exame e aqueles que atingirem nota 7 serão habilitados para a segunda fase do programa, que ocorrerá de março a junho. Nas aulas serão abordados elementos da computação básica e linguagens de programação.

As aulas serão ministradas em 10 regionais espalhadas pela cidade de Curitiba e os professores virão dos Liceus de ensino. Como um dos objetivos do programa é a inserção de jovens no mercado de trabalho, os cursos serão oferecidos no 3 turnos, manhã, tarde e noite. Os alunos devem estar cursando o ensino médio ou apresentarem diploma de conclusão do segundo grau.

O cadastramento para as pessoas que queiram ingressar nos cursos, assim como para as empresas que busquem receber esses futuros profissionais está sendo realizada no site agenciacuritiba.com.br/empregotech.

“Esse programa é um primeiro alicerce de um portal que tem como objetivo transformar Curitiba como a cidade dos empregos do Futuro”, afirmou o Prefeito Rafael Greca durante o lançamento do programa, realizado no dia 15 de janeiro. 

Avatar
Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top