You are here
Home > Negócios > Mercado de home care deve continuar crescendo

Mercado de home care deve continuar crescendo

Um mercado que está em pleno crescimento é o de home care, também conhecido por Serviço de Atendimento Familiar. Só para se ter uma ideia, em 2011, existiam 138 empresas de home care no Brasil. Hoje, estão em atividades mais de 630, o que representa um aumento de 357%.

Eu conversei com o CEO da empresa curitibana de home care, Lar e Saúde, Rafael Casagrande, e ele me explicou que a principal causa do crescimento do setor está associada ao envelhecimento da população e ao aumento das doenças. Porém, outro fator decisório é o custo-benefício, que dependendo do atendimento, chega a ser 70% mais barato do que o internamento hospitalar.

A Lar e Saúde, que é uma das maiores empresas de home care do Brasil foi criada em Curitiba no ano de 2002 para atender pacientes da pediatria. Diante das necessidades do mercado, a empresa foi ampliando suas atividades e hoje atende desde recém-nascidos até idosos. Com matriz em Curitiba, a empresa conta com sete unidades nas cidades de  Cascavel, Florianópolis, Porto Velho, Fortaleza, Natal, São Luiz, e este ano começa a operar em Belém do Pará.

Rafael Casagrande me disse que a tendência é que a demanda por serviços de home care deve crescer ainda mais. O executivo lembra que o home care é uma ampliação do conceito de médico da família e vem se aprimorando diante das dificuldades de estrutura física dos hospitais. Segundo ele, as estruturas hospitalares não são suficientes para atender o número de doentes atuais e que com o envelhecimento da população tende a crescer ainda mais. Ou seja, a  situação é problemática, pois 80% dos municípios brasileiros não possuem o número preconizado de leitos hospitalares. Assim, o home care se torna uma solução de qualidade para o problema de infraestrutura na saúde. 

Rafael Casagrande me contou que 95% do faturamento dos home care vem dos planos de saúde. Os últimos dados do Núcleo Nacional das Empresas de Serviços de Atenção Domiciliar (NEAD), apontam o atendimento domiciliar a mais de 1 milhão de pacientes em todo o País. Em 2019, só a Lar e Saúde atendeu 2054 pacientes e, no momento, estão sob seus cuidados no sistema de home care, 1070 pacientes.

 

Mirian Gasparin

Avatar
Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top