MadeiraMadeira inaugura primeira loja física com conceito guide shop
O perfil do consumidor brasileiro mudou bastante nestes últimos dez anos e as empresas têm procurado se adaptar às novas exigências. Um exemplo é a paranaense MadeiraMadeira, maior plataforma de produtos para casa do Brasil.
A empresa que atua no comércio eletrônico há mais de uma década, está abrindo em Curitiba a sua primeira loja física. Ou seja, está fazendo o contrário de muitas lojas físicas, que vêm realizando pesados investimentos no comércio eletrônico.
Eu conversei com o CEO e cofundador da MadeiraMadeira, Daniel Scandian, e ele me explicou que depois de 10 anos no mercado eletrônico e de visitar grandes corporações pelo mundo, começou a enxergar as mudanças nos cenários físicos e online.
Segundo o empresário, após analisar as lojas físicas percebeu que precisava também estar onde o cliente queria ser atendido – tanto no online quanto no offline. Foi então, que buscando reforçar o relacionamento e o vínculo de confiança com o consumidor, criou a primeira loja física, porém com algumas diferenças do comércio tradicional.
Curitiba foi a cidade escolhida, por ser a sede da empresa e também por ser o local onde começou a conquistar um espaço no mercado nacional. A previsão é de que neste ano, a MadeiraMadeira abra dez lojas físicas, sendo quatro em Curitiba e seis em São Paulo. No próximo ano deve expandir para todo o País.
A loja física que foi inaugurada, nesta quarta-feira (4), na Rua Marechal Deodoro, no centro de Curitiba, apresenta um conceito diferente e foi inspirada na experiência online, focando na praticidade e agilidade da compra, e criando uma experiência de compra onde o digital e o físico se complementam.
A loja não trabalha com estoque e conta com a simulação de ambientes reais de uma casa. Os consumidores também encontram produtos da linha exclusiva da MadeiraMadeira que tem um design criado pela equipe da empresa com sugestões de clientes. Os produtos seguem o conceito de móveis inteligentes, são práticos, alguns até tecnológicos, e podem ser montados pelo próprio cliente sem precisar de ajuda profissional.
Vale lembrar que no ano passado, a MadeiraMadeira recebeu um aporte de recursos do banco japonês SoftBank no valor de US$ 110 milhões para investimentos em desenvolvimento de tecnologia, logística e experiência do cliente.
Mirian Gasparin