Redefinir e revisitar são os pensamentos para alcançar o sucesso neste século

Redefinir e revisitar são os pensamentos para alcançar o sucesso neste século

Estrategista João Satt desafia o mercado em workshop que questiona as definições tradicionais de sucesso no mundo dos negócios

Um negócio existe para vender. Sem isso, não há motivação, muito menos sucesso. Mas, para chegar até esse ponto, existe um longo caminho a ser percorrido. É justamente essa jornada para o sucesso o tema do workshop “Caminhos para a estratégia: como reconstruir as fronteiras do mercado e mudar o discurso definindo onde estão as oportunidades” ministrado por João Satt em evento promovido pelo LIDE Paraná no último dia 25.

Estrategista, consultor, publicitário e CEO do grupo de empresas G5, Satt coleciona títulos e conquista. Ele venceu mais de 100 Tops de Marketing da ADVB, foi eleito Publicitário do Ano por três vezes, é autor de três livros, entre muitos outros feitos. Sua abordagem inovadora e suas conquistas notáveis fazem dele uma figura influente e inspiradora no mundo dos negócios e da comunicação. Durante o evento, ele compartilhou insights valiosos sobre as novas perspectivas para o sucesso no século XXI.

Redefinir e revisitar

O que deu muito certo no século passado, nesse não funciona mais. É o que afirma Satt. Para ele, tomar consciência do tamanho das mudanças é o primeiro passo para se desvencilhar das crenças limitantes e partir para um campo novo, com mais coragem e criatividade, realinhando rotas e se permitindo fazer sucesso.

No entanto, alguns conceitos precisam ser absorvidos. O primeiro deles é entender que marca e negócio são a mesma coisa. “A marca é a pele e o negócio, o corpo. Quando um fica doente, o outro adoece também. Eles são umbilicalmente ligados.”, afirma o publicitário. Segundo explica, a todo momento a organização está produzindo marcas, e elas podem ser positivas ou negativas e gerar um dano de proporções gigantescas.

Outro ponto discutido é a confusão entre propaganda e marca, conceitos que não devem ser entendidos como sinônimos, já que o primeiro é trabalhado pouco tempo por mês, mas a marca deve ser cuidada 24 horas por dia, sete dias por semana. Por outro lado, a estratégia precisa ser entendida como escolha, e cada vez que uma escolha é feita, diversas renúncias também são geradas.

“Poder compartilhar as experiências do João Satt é uma oportunidade única. São anos convivendo com um mercado que já passou por diversas mudanças, cada vez mais desafiadoras. Os insights compartilhados no evento oferecem uma visão esclarecedora sobre como os negócios podem se adaptar e prosperar em um ambiente empresarial em constante mutação, reforçando a importância de uma abordagem flexível e orientada para o futuro”, diz Heloisa Garrett, presidente do LIDE Paraná.

O evento faz parte do novo plano de agenda para 2024 do LIDE Paraná, que visa promover eventos diversificados que proporcionem o intercâmbio de ideias e experiências entre líderes empresariais e experts, impulsionando o desenvolvimento sustentável do estado do Paraná.

Crédito da foto: Rubens Nemitz Jr

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *