Acordo incentiva inovação na área de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos

O Brasil é o quarto mercado mundial de itens de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPPC) e o terceiro em lançamento de novos produtos. O consumidor está cada vez mais exigente: além de qualidade, procura-se por produtos sustentáveis e com boas práticas em toda a cadeia produtiva.

Investir em inovação é estratégico para que as empresas consigam atender a demanda crescente e, para incentivar o desenvolvimento de PD&I no setor de cuidados pessoais, a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) e a Associação Brasileira da Industria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) firmaram nesta quinta-feira (18) uma aliança estratégica. A assinatura ocorreu virtualmente durante a reunião de Conselho Científico Tecnológico.

“O brasileiro acompanha a tendência mundial e busca consumir produtos que se preocupam com a sustentabilidade em toda produção. A indústria está atenta ao comportamento do consumidor e a Embrapii está preparada para apoiá-la no desenvolvimento de novas tecnologias”, destaca o diretor-presidente da EMBRAPII, Jorge Guimarães.

“O acordo de cooperação entre ABIHPEC e Embrapii marca um importante avanço para o desenvolvimento de novas propostas de inovação tecnológica para o setor de HPPC, sobretudo nesse momento que estamos vivendo, onde, enquanto sociedade, seguimos priorizando os cuidados de saúde e segurança à nossa população e simultaneamente, temos o desafio de colaborar com a recuperação da economia”, afirma João Carlos Basilio, presidente-executivo da ABIHPEC.

O acordo tem como objetivo aproximar as relações do setor com a rede de Unidades EMBRAPII, importantes centros de pesquisas no Brasil, e torná-la referência para atividades de pesquisa e inovação para toda a cadeia produtiva da área de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. As Unidades EMBRAPII possuem competências que podem contribuir para superar os desafios tecnológicos das empresas com soluções em nanotecnologia, biotecnologia, materiais avançados e Tecnologias da Informação, que podem promover um processo produtivo mais econômico e sustentável, entre outros.

A aliança também propõe fomentar Projetos Cooperados entre empresas do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos e também entre empresas e suas cadeias de fornecedores. Segundo o diretor de Planejamento e Gestão, José Luis Gordon, a inovação cooperada traz múltiplas vantagens: divisão de esforços, conhecimento, custos e riscos em um âmbito pré-competitivo.

“A cooperação entre competidores e entre empresas que pertencem a mesma cadeia é rara no Brasil, mas bastante praticado em outros países. Projetos colaborativos entre empresas podem contribuir para tornar o desenvolvimento de novas tecnologias mais economicamente sustentável, sobretudo neste momento de retomada econômica. Nossas Unidades têm experiência neste modelo de inovação, inclusive na área de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos”.

A parceria entre EMBRAPII e ABIHPEC é antiga. Um dos primeiros projetos finalizados segundo o modelo da EMBRAPII teve forte apoio da instituição. O projeto uniu quatro grandes empresas concorrentes de HPPC: Boticário, Yamá, TheraSkin Farmacêutica e Natura. As indústrias se uniram a Unidade EMBRAPII IPT- MAT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas- Materiais) para compartilhar a produção de uma nova técnica de nanoencapsulação, que melhora a eficiência de princípios ativos nos produtos.

Conselho Científico Tecnológico da ABIHPEC

Além deste acordo, a data de hoje também marca a entrada da Embrapii no Conselho Científico Tecnológico da ABIHPEC. O executivo José Luis Gordon assume a cadeira de conselheiro, ao lado de outros importantes nomes da área da saúde, acadêmicos e indústria.

De acordo com Basilio, a participação da EMBRAPII alavancará a pesquisa e o desenvolvimento do setor e, principalmente, proporcionará novas propostas inovadoras e cooperadas, para que toda a coletividade das associadas da entidade, especialmente as empresas de menor porte, possam incorporar no seu DNA, todo esse conteúdo e aprendizados proporcionados pelo Conselho, a fim de continuar competitivo e inovador no mercado.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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