Este é o momento ideal para construir um plano pessoal e profissional

Este é o momento ideal para construir um plano pessoal e profissional

Como desenvolver a carreira em um cenário tão complexo e atípico para todo mundo? O fato é que ninguém imaginava o que estava por vir em 2020, mas, para muitos empreendedores, momentos de crise podem trazer oportunidades. Isso aconteceu, em 2015, com o palestrante e instrutor de cursos da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK Paraná), Alexander Baer (foto), que, ao ver o seu faturamento cair em torno de 25%, identificou no mundo online oportunidades para a carreira. Foi aí que ele iniciou os workshops virtuais, a fim de alavancar os seus ganhos.

O consultor trouxe dicas para as empresas que buscam oportunidades no mundo virtual em recente webinar gratuito da AHK Paraná. Um dos primeiros alertas que o palestrante e professor da Fundação Getúlio Vargas faz é: “você sabe onde quer estar daqui a 10 anos? Então, movimente-se. A ação é um dos fatores que determina o sucesso”.

Quanto você quer ganhar em 2030?

Em 2030, você quer estar ganhando o mesmo que hoje? Quanto almeja receber por mês e por ano? “Questionamentos como esses começam a dar um rumo para o seu negócio e para a sua vida. A pessoa não pode ‘achar’, tem que ter foco e saber exatamente o que quer. Lembrando que você é o gestor da sua vida, da sua carreira, do seu sucesso ou, até mesmo, do seu fracasso”, afirma Baer.

Para não se perder no meio do caminho, um bom planejamento estratégico profissional é fundamental para atingir os objetivos a curto, médio e longo prazo. O instrutor de cursos da AHK reforça que, com foco, é possível acumular a energia necessária para atingir as metas, e não só para a carreira, mas também para a vida pessoal.  As pessoas precisam ter em mente qual é a missão delas e os valores que carregam, para, então, visualizar aonde almejam chegar.

“São três perguntas básicas: Onde você está hoje? Para aonde você quer ir? O que fazer para chegar ao local desejado?”, questiona o palestrante. E ele já responde que o primeiro passo é olhar para dentro e para fora, potencializando os pontos fortes e corrigindo as fraquezas.

Baer indica como exercício a análise Swot, que auxilia na identificação dos pontos internos, isto é, forças (strengths) e fraquezas (weaknesses), e dos externos, que são as oportunidades (opportunities) e as ameaças (threats). Quais são as suas?

Criatividade e qualificação para se destacar 

A busca pela qualificação profissional e pelo conhecimento é essencial nesse processo de alavancagem de carreira. Hoje, há muitos cursos on-line de alto nível, gratuitos ou por um preço justo. A AHK Paraná, por exemplo, desde março oferece via Zoom inúmeros webinars, sem custo e abertos ao público. São encontros virtuais sobre os mais variados assuntos, entre eles: negócios, planejamento estratégico, administração, vendas, direito trabalhista e tributário, meio ambiente, indústria 4.0 e transformação digital, entre outros.

O instrutor da AHK salienta que é preciso aprender a transformar a crise em oportunidade e, quando tudo passar, tendo o conhecimento como um aliado, você estará mais qualificado para o mercado. “Para quem está preparado, a crise traz inúmeras possibilidades. Aproveite esse momento e defina as estratégias de ação para se diferenciar no seu segmento de atuação, evite estar entre a ‘manada’, busque a criatividade, transforme seus produtos e serviços e ofereça uma experiência diferenciada aos consumidores. Comunique-se e abuse das redes socias para fazer divulgações: este é o momento de se tornar conhecido pelo mercado. Agora é a hora de ser visto nas redes, para ser lembrado amanhã”, conclui.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *