Este é o momento ideal para construir um plano pessoal e profissional
Como desenvolver a carreira em um cenário tão complexo e atípico para todo mundo? O fato é que ninguém imaginava o que estava por vir em 2020, mas, para muitos empreendedores, momentos de crise podem trazer oportunidades. Isso aconteceu, em 2015, com o palestrante e instrutor de cursos da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK Paraná), Alexander Baer (foto), que, ao ver o seu faturamento cair em torno de 25%, identificou no mundo online oportunidades para a carreira. Foi aí que ele iniciou os workshops virtuais, a fim de alavancar os seus ganhos.
O consultor trouxe dicas para as empresas que buscam oportunidades no mundo virtual em recente webinar gratuito da AHK Paraná. Um dos primeiros alertas que o palestrante e professor da Fundação Getúlio Vargas faz é: “você sabe onde quer estar daqui a 10 anos? Então, movimente-se. A ação é um dos fatores que determina o sucesso”.
Quanto você quer ganhar em 2030?
Em 2030, você quer estar ganhando o mesmo que hoje? Quanto almeja receber por mês e por ano? “Questionamentos como esses começam a dar um rumo para o seu negócio e para a sua vida. A pessoa não pode ‘achar’, tem que ter foco e saber exatamente o que quer. Lembrando que você é o gestor da sua vida, da sua carreira, do seu sucesso ou, até mesmo, do seu fracasso”, afirma Baer.
Para não se perder no meio do caminho, um bom planejamento estratégico profissional é fundamental para atingir os objetivos a curto, médio e longo prazo. O instrutor de cursos da AHK reforça que, com foco, é possível acumular a energia necessária para atingir as metas, e não só para a carreira, mas também para a vida pessoal. As pessoas precisam ter em mente qual é a missão delas e os valores que carregam, para, então, visualizar aonde almejam chegar.
“São três perguntas básicas: Onde você está hoje? Para aonde você quer ir? O que fazer para chegar ao local desejado?”, questiona o palestrante. E ele já responde que o primeiro passo é olhar para dentro e para fora, potencializando os pontos fortes e corrigindo as fraquezas.
Baer indica como exercício a análise Swot, que auxilia na identificação dos pontos internos, isto é, forças (strengths) e fraquezas (weaknesses), e dos externos, que são as oportunidades (opportunities) e as ameaças (threats). Quais são as suas?
Criatividade e qualificação para se destacar
A busca pela qualificação profissional e pelo conhecimento é essencial nesse processo de alavancagem de carreira. Hoje, há muitos cursos on-line de alto nível, gratuitos ou por um preço justo. A AHK Paraná, por exemplo, desde março oferece via Zoom inúmeros webinars, sem custo e abertos ao público. São encontros virtuais sobre os mais variados assuntos, entre eles: negócios, planejamento estratégico, administração, vendas, direito trabalhista e tributário, meio ambiente, indústria 4.0 e transformação digital, entre outros.
O instrutor da AHK salienta que é preciso aprender a transformar a crise em oportunidade e, quando tudo passar, tendo o conhecimento como um aliado, você estará mais qualificado para o mercado. “Para quem está preparado, a crise traz inúmeras possibilidades. Aproveite esse momento e defina as estratégias de ação para se diferenciar no seu segmento de atuação, evite estar entre a ‘manada’, busque a criatividade, transforme seus produtos e serviços e ofereça uma experiência diferenciada aos consumidores. Comunique-se e abuse das redes socias para fazer divulgações: este é o momento de se tornar conhecido pelo mercado. Agora é a hora de ser visto nas redes, para ser lembrado amanhã”, conclui.