Franchising oferece mais segurança na hora de empreender

Franchising oferece mais segurança na hora de empreender
O Empreendedorismo no Brasil vem a anos em uma crescente, mas nunca esteve tão em alta quanto agora. A estimativa para 2020 é de que o Brasil atinja o maior número de empreendedores iniciais dos últimos 20 anos. Seja para melhorar a qualidade de vida ou por necessidade, começar um negócio próprio é uma das opções preferidas do brasileiro para driblar a crise.

Diante desse cenário, o franchising aparece como forte tendência, principalmente para os empreendedores que querem correr menos risco. Por ter um modelo de negócios pronto e já testado no mercado, as chances de sucesso são maiores quando comparadas com um negócio iniciado do zero.

Pontos positivos

Márcia Ximenes, diretora de expansão da Flyworld Brasil, franqueadora de agências de viagens com mais de 30 anos de expertise no mercado de turismo, aponta os principais pontos positivos do Franchising:

Expertise

Ao optar por uma franquia, o empreendedor tem acesso a todo capital intelectual do franqueador, além de condições especiais em produtos e serviços que o deixam mais competitivo. Para Márcia, esse é um dos principais benefícios desse modelo de negócio. “Poder contar com um modelo de negócio já testado no mercado possibilita ao novo empreendedor ter um retorno mais rápido do investimento e evita também que ele perca dinheiro testando formas de operar”, comenta a diretora.me Office
 
Mesmo antes da pandemia esse formato de trabalho já vinha crescendo no país, com a Covid-19 essa forma de atuação foi testada e aprovada por muitas empresas. Ter a possibilidade de empreender nesse formato, principalmente nos períodos de recessão, tornam o custo operacional do negócio muito menor.
 
“Na Flyworld, por exemplo, é possível empreender de casa e sem a necessidade de contratar funcionários. Dessa forma, os custos fixos do franqueado é muito pequeno, o que é extremamente positivo principalmente para quem está empreendendo por necessidade”, pontua Márcia.

Suporte

Um dos grandes diferenciais do franchising é poder contar com uma estrutura de apoio que os franqueadores oferecem. “Como para se tornar um franqueado Flyworld não é preciso ter experiência no mercado de turismo, oferecer apoio na área operacional e treinamentos é fundamental. Além disso, a nossa empresa oferece também um departamento de marketing, que está sempre criando campanhas para a rede e materiais personalizados para nossas unidades”, finaliza a diretora.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *