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Saiba quais são os cuidados antes de investir em microfranquias diante do ‘novo normal’

As microfranquias são uma excelente opção para quem tem até R$ 100 mil para investir num negócio próprio. “Quem procura por uma franquia quer a certeza de contar com um negócio que já foi testado e obteve sucesso junto ao público-alvo, em mercados similares ao que será implantado pelo novo franqueado”, lembra Thaís Kurita, advogada especializada em franchising e varejo.

Na nova realidade mercadológica, que se apresentará na retomada pós-pandemia, o investidor precisará ficar ainda mais atento ao escolher o negócio no qual investirá. “Existirá uma demanda de investidores que buscam por microfranquias porque muitas pessoas perderam seus empregos e restará a elas empreender. Por outro lado, diversas marcas também perderam mercado e clientes, porque agora serviços que antes eram necessários podem precisar de ajustes operacionais – e os franqueadores que não fizerem essas adaptações perderão mercado, certamente. Assim, o potencial franqueado precisa ficar bem atento a diversas questões antes de investir numa microfranquia”, explica a especialista.

A advogada diz que alguns pontos sempre precisaram ser observados – e nada em relação a eles mudou – e outros surgiram após à pandemia. Ela elenca os principais:

Suporte oferecido pelo franqueador

Quando o franqueado adquire uma franquia, precisa contar com o apoio do franqueador na operação. Isso é dado em forma de treinamento, inovação de produtos e tecnologia, homologação de parceiros e fornecedores, Marketing e tudo o mais que a marca precise para desenvolver mercado e enfrentar a concorrência. E não é porque você está comprando uma microfranquia que esses itens podem ser deixados de lado. “Ao contrário, qualquer franqueador precisa oferecer uma boa operação”, explica Thaís Kurita.

 Observância da lei 13.966/19

Essa é a lei que rege o sistema de franquias e vigora no Brasil desde março de 2020. Todas as redes de franquia devem segui-la e ter seus documentos atualizados conforme a lei – mesmo as microfranquias. Não importa o valor do seu investimento: se a marca for uma franquia, deve seguir esta lei.

 Oferecimento dos documentos

Qualquer marca, seja ela microfranquia ou não, precisa ter os documentos em dia, todos eles seguindo as diretrizes da lei 13.966/19. Não é permitido que se façam contratos verbais ou que não sigam os expostos da lei.

Saiba qual é a sua realidade financeira antes de investir

Quem precisa fazer retiradas da franquia nos primeiros meses para arcar com contas pessoais deve repensar a entrada no negócio. Isso porque toda franquia tem um ponto de equilíbrio (break even), que é o momento em que as despesas equiparam-se às receitas e apenas a partir dessa data o franqueado começa a ter o início do retorno de seu investimento. Não é possível contar com retiradas antes disso, ao contrário: você precisará de capital de giro para pagar as contas até esse dia, sem contar com qualquer retirada.

Thaís Kurita também destaca o que deve ser observado antes de investir em uma microfranquia especificamente no período pós-pandêmico:

Segmento e tipo de produto/serviço oferecido

Muitos serviços terão pouca demanda nos próximos meses, tanto pela mudança do mercado quanto pela necessidade de o consumidor continuar em casa. Assim, avalie se o segmento tem potencial de vendas e os produtos ou serviços serão bem aceitos pelos consumidores no próximo ano.

Prazo de retorno estimado do investimento

As microfranquias têm investimento menor e, consequentemente, faturamento proporcional. Desconfie de milagres: nenhum investimento pode prometer rendimentos excepcionais em pouco tempo – ainda mais com crise econômica. Por isso, seja realista e peça ao franqueador que apresente números reais do desempenho das unidades franqueadas nos último ano e nos últimos meses, de forma que você consiga ter um panorama aproximado do que enfrentará na retomada. Também peça uma estimativa do retorno de seu investimento.

Avaliação precisa da saúde da franqueadora

Muitos investidores não sabem analisar as planilhas apresentadas pelas franqueadoras e acabam desconhecendo a saúde financeira delas. Eles apenas confiam numa marca ou na indicação de outras pessoas, em vez de procurarem alguém que possa realizar essa análise de maneira técnica.

Agora, mais do que nunca, esse será um erro: franqueadoras que perderam mercado e tiveram que gastar seu capital para manterem-se na pandemia podem ter dificuldade de inovar e prestar suporte. Por isso, é necessário ao novo franqueado tomar cuidado em dobro.

Dedicação talvez precise ser ainda maior

O microfranqueado sempre precisou ser dedicado ao negócio – tal e qual qualquer empreendedor. Porém, no momento em que se apresentará adiante, pode ser que ele precise dedicar-se ainda mais.

“Disputar cada cliente será estratégico e necessário. Assim, dependerá do microfranqueado realizar um trabalho muito bem feito para manter-se no mercado. Ser bom em vendas e apostar em atendimento personalizado fará a diferença. Quem não estiver disposto a trabalhar com afinco não deve arriscar o capital numa franquia”, conclui a advogada.

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Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

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