Transparência de dados e informações é chave para credibilidade às narrativas das organizações

Transparência de dados e informações é chave para credibilidade às narrativas das organizações

 A transparência de dados e informações – em especial dos impactos negativos e de riscos em suas operações – é um atributo-chave para conferir credibilidade às narrativas de sustentabilidade das organizações. Esse foi o principal ponto destacado pelos debatedores do webinar Comunicação de Causas, realizado nesta segunda-feira (8) pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), e que marcou o lançamento do novo Guia CEBDS de Comunicação e Sustentabilidade.

“Em primeiro lugar, a narrativa da sustentabilidade tem que olhar para dentro das próprias organizações. E a comunicação é estratégica para promover o engajamento interno em relação às diretrizes de sustentabilidade”, disse Marina Grossi, presidente do CEBDS, na abertura do webinar.

Por outro lado, a comunicação externa é essencial para a construção da reputação junto aos públicos de interesse, clientes, fornecedores, governos, associações e outros. “A comunicação da sustentabilidade revela que a empresa é, cada vez mais, essência e extensão do território onde se localiza”, afirmou Paulo Nassar (foto), diretor presidente da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje).

Novo Guia

Nesse contexto, 10 anos após sua primeira edição, o novo Guia constatou que as empresas ainda têm dificuldade em comunicar suas ações de e para a sustentabilidade de forma prática, sistemática e sem clichês. Quando perguntados que nota dariam, em uma escala de 0 a 100, para o quanto acreditam nas narrativas sobre sustentabilidade das empresas, os jornalistas que responderam à pesquisa que serviu de base para o novo Guia CEBDS de Comunicação e Sustentabilidade deram a nota média 43.

“Há um claro descasamento sobre as atuais estratégias dos negócios alinhadas à agenda da sustentabilidade e a cobertura jornalística que se faz sobre os negócios, quando a maioria dos jornalistas desconhece o que são e quais são os ODSs (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), por exemplo”, exemplificou Kelly Lima, gerente de Comunicação do CEBDS.

Por parte das empresas, há diversos cases de companhias que estão na vanguarda desta agenda, apresentando boas práticas e ocupando um espaço de referência pelo exemplo. “Estamos vivendo um momento histórico e é preciso ter sensibilidade para perceber as questões que afligem a sociedade. Nesse sentido, a empatia deve no centro das ações de comunicação por propósito”, afirmou Germana Moura, sócia da Approach Comunicação.

Sustentabilidade

Condutora do debate, a jornalista Flávia Oliveira, colunista do jornal O Globo e da Globonews, disse que mais do que nunca é preciso inserir a sustentabilidade com um conceito mais amplo na cobertura jornalística.” A pandemia desviou o foco para curto prazo, para o emergencial. Mas é fundamental que esses princípios norteiem os processos de reestruturação pós-pandemia”, comentou.

Participante do debate, Juliana Calsa, gerente de Comunicação da BRK Ambiental, descreveu o projeto realizado pela empresa de saneamento com foco nas mulheres: www.mulheresesaneamento.com.br. “Hoje, existem 15 milhões de pessoas no Brasil que não têm a condição básica de lavar as mãos”, alertou Juliana. Já a gerente sênior de Sustentabilidade da Heineken Brasil, Ornella Guzzo, apresentou o projeto de comunicação e engajamento da companhia voltado para o comportamento dos jovens e o consumo de bebidas alcóolicas.

Além da visão corporativa, o webinar contou com a participação dos jornalistas Ricardo Voltolini, da plataforma Ideia Sustentável, e Silvana Gontijo, do Planetapontocom.

“As pessoas querem mais das empresas do que apenas serviços e produtos. Tem que ter propósito, tem que colocar a sustentabilidade na gestão, na estratégia e na cultura da companhia”, destacou Voltolini.

“É essencial ter empatia, pensar no real significado de ser humano um com o outro. Só assim as causas se tornarão propostas reais de transformação”, afirmou Silvana.

Próximas agendas

O próximo webinar acontece nesta terça-feira (9), das 10h às 11h30, e vai a Resiliência e Inovação na Comunicação. O último da série será realizado na quarta-feira (10), e vai discutir Risco e Reputação.
 
O Guia de Comunicação e Sustentabilidade tem patrocínio da Toyota, BRK Ambiental, CBA, Diversa, Ecolab, Heineken, Michelin, Eletrobras e Governo Federal, e apoio da Aberje, Agência Lupa, Projeto Colabora e WayCarbon.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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