You are here
Home > Finanças > Dicas para quem quer investir no mercado imobiliário de Curitiba

Dicas para quem quer investir no mercado imobiliário de Curitiba

O investimento em imóveis em Curitiba  é considerado por muitos como um dos mais seguros que existem em todo o mercado e, por esse motivo, as pessoas depositam uma elevada confiança nesse tipo de aplicação financeira. 

Inclusive, mesmo em cenários em que a economia demonstra estar estagnada, essa modalidade de investimento continua sendo uma alternativa totalmente segura e com uma rentabilidade razoável, especialmente para quem não vê a hora de estar com as chaves de um imóvel em suas mãos. 

Como investir em imóveis?

Esse tipo de investimento, na maior parte do tempo, está atrelado a valores altíssimos e contratos de longa duração.

Por essas razões, é fundamental ter atenção tanto aos riscos envolvidos quanto às oportunidades ofertadas, visto que determinadas opções possuem um potencial mais elevado de valorização.

Portanto, é preciso ter em mente que não são só as vantagens, como também as desvantagens, necessitam de uma avaliação profunda. 

Ainda, vale a pena ressaltar que o mercado imobiliário é extremamente competitivo. Dessa forma, os corretores praticamente se enfrentam para conseguir fazer com que os compradores comprem os sobrados à venda em Curitiba

Então, faça uma pesquisa completa para obter as mais detalhadas informações sobre cada uma das alternativas de investimento oferecidas por esse setor e, se ainda assim você permanecer inseguro sobre a sua decisão ou então não conseguir tomá-la.

Dicas para investir no setor imobiliário 

Abaixo, confira dicas valiosas que certamente contribuirão para que você faça a melhor escolha, segundo o seu objetivo. 

Invista em terrenos 

Quando escolhidos com sabedoria, os terrenos são excelentes fontes de ganho, sobretudo a longo prazo.

Isso se deve ao fato de terrenos vazios possibilitarem uma flexibilidade maior para o comprador, que pode utilizá-lo para a construção de prédios, casas, lojas comerciais e, por que não, fazer dele um estacionamento. 

Inclusive, mesmo lotes situados em condomínios em Curitiba são boas opções para quem deseja investir no setor imobiliário. 

Embora se restrinjam à construção de casas, tendem a ser extremamente valorizados por meio do desenvolvimento da região em que o condomínio está localizado ou de um projeto arquitetônico de qualidade.

É possível investir com pouco dinheiro

Ainda que adquirir um imóvel sozinho não esteja dentro das suas possibilidades no momento, o mercado imobiliário dispõe de outras opções de investimento.

Uma alternativa é formar uma espécie de grupo de investidores com seus amigos ou familiares, assim todas as partes são beneficiadas. 

No entanto, caso opte por fazer isso, é necessário ter certeza que as pessoas escolhidas são responsáveis e têm sua confiança total, visto que, do contrário, essa opção pode deixar de ser uma solução e se tornar, na verdade, um problema.

A divisão tanto do valor de compra quanto do retorno financeiro obtido com o primeiro imóvel será a peça chave que tornará possível a aquisição de um novo imóvel. 

Uma outra maneira de investir possuindo pouco dinheiro é aplicar em fundos imobiliários que adquirem diversos imóveis em Curitiba.

Com um valor baixo investido você terá retornos baixos e uma parcela desse lucro deverá ser dividida, porém, levando em consideração que o acúmulo de patrimônios é um processo que requer tempo, esse poderá ser o início de algo bem grande no futuro.

Analise o cenário atual

Se você deseja que o seu investimento seja vantajoso e que você consiga atrair um maior número de potenciais compradores para fechar o negócio, é necessário fazer uma análise para entender se o cenário atual é propício para investimentos. 

Isso pode ser feito através da visão ampla do cenário financeiro e econômico para entender as possibilidades mais viáveis que ele proporciona no momento. 

Durante uma crise, como a vivida atualmente devido a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), da mesma forma que o índice de compra de imóveis cai consideravelmente, os valores se estagnam e passa a existir uma busca maior por imóveis para locação. 

Construa imóveis para alugar ou vender

Ao construir um imóvel do zero, é necessário arcar com as despesas da construção, porém você não tem o gasto da margem de lucro que já está atrelada a imóveis prontos. 

Dessa forma, ainda que essa alternativa gere trabalho e demande tempo, é uma garantia de lucro a longo prazo.

Estude as possibilidades de valorização 

Assim como analisar o cenário atual é importante, também é fundamental avaliar as possibilidades de valorização do imóvel, tendo como norte a região em que ele está situado. 

É perfeitamente possível que o setor imobiliário de forma geral esteja estagnado, mas que especificamente a região a qual seu imóvel pertence esteja se movimentando bem.

Imóvel para lazer

Ter um lugar para passar as férias e feriados, como uma casa de praia ou de campo, é o sonho de grande parte das famílias.

No entanto, para que esse imóvel seja de fato um investimento e não somente uma despesa mensal, caso você não pretenda vendê-lo no futuro, o aluguel por temporada é uma boa opção. 

Você pode utilizá-lo durante a baixa temporada e alugá-lo na alta, assim você equilibrará os ganhos e os gastos e talvez passe até a lucrar.

Imóveis na planta 

O preço de um imóvel comprado na planta é razoavelmente mais baixo em comparação ao valor de um imóvel já pronto, podendo chegar a uma diferença de até 40%.

Os meios de pagamento normalmente também são facilitados, já que a compra acaba envolvendo a espera do tempo de construção. 

Essa distinção de preços pode trazer uma margem de lucro boa e, embora seja uma alternativa que leva mais tempo, é ideal para quem está iniciando.

Porém, para que tudo ocorra conforme o planejado, é preciso pesquisar sobre a construtora e garantir que se trata de uma companhia de confiança. 

Seja cauteloso no momento de tomar decisão 

Por fim, não se precipite. Essa é uma grande aquisição, a maior que muitas pessoas farão no decorrer de toda a vida, e é preciso ter muita cautela ao tomar uma decisão. 

Tenha em mente que nem todo imóvel com um valor abaixo do mercado é uma oportunidade imperdível, tampouco que nem todo imóvel luxuoso é lucrativo. 

Pesquise, estude, consulte pessoas mais experientes, avalie as opções, considere suas necessidades e pense bastante para, só depois então, investir nesse setor. 

Avatar
Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top