Número de escritórios de contabilidade será reduzido pela metade em 10 anos

Número de escritórios de contabilidade será reduzido pela metade em 10 anos

A consolidação do mercado de contabilidade, a partir da expansão de escritórios do setor – seja por meio de redes, franquias ou fusões de negócios – é um processo em curso no Brasil. Uma análise sobre esse movimento foi feita em uma “live” promovida pela ROIT Consultoria e Contabilidade, empresa com sede em Curitiba e unidade em São Paulo, capital. De acordo com projeções da ROIT, existem cerca de 80 mil escritórios de contabilidade no país, número que deverá ser reduzido pela metade em um período de dez anos.

A estimativa é que boa parte dos escritórios se integre em redes, ou em franquias; ou ainda seja objeto de fusões e aquisições, como nas últimas décadas já ocorreu com outras atividades (segmentos do varejo, da indústria, drogarias etc). Há, inclusive, a perspectiva de ingresso de empresas norte-americanas, europeias e chinesas no mercado brasileiro, quando e se, houver mudança da regulamentação do setor.

Com intuito de compartilhar experiências e auxiliar na preparação para o novo cenário, o encontro reuniu o sócio-fundador e CEO da ROIT, Lucas Ribeiro (foto), e outros três empreendedores que estão protagonizando movimentos de expansão de empresas do setor, rumo à consolidação do mercado. Foram eles: o sócio da BWA Global, André Adolfo; o fundador e diretor-geral do Grupo Infoco, Geraldo Luis Batista de Oliveira; e o CEO da Vers Contabilidade, Tiago Fernandes Guimarães.

Fusão

A BWA Global de André Adolfo, por exemplo, é fruto de uma fusão recente entre quatro empresas de contabilidade. Depois de três anos de maturação da ideia e negociação, contou André Adolfo, em 2020 surgiu a empresa resultante dessa união. A opção foi, inclusive, pela adoção de uma nova marca, para que expressasse de fato o início de uma outra fase.

Com a fusão, André Adolfo revelou que o número de colaboradores subiu de 100 para 300; ao passo que a quantidade de clientes saltou mais de três vezes: de 600 para 2 mil. “A receita triplicou”, acrescentou o empresário. A BWA Global, assim, conta com cinco unidades – duas na cidade do Rio de Janeiro, duas no Rio Grande do Norte (Natal e Mossoró) e uma em Pernambuco (Recife).

Franquias

Já os grupos Infoco e Vers seguiram o caminho da expansão por meio de franquias. O CEO da Vers Contabilidade, Tiago Fernandes Guimarães, apontou vantagens tanto para o grupo como para os escritórios franqueados. “Gera-se margem para todo mundo, e se garante a qualidade do serviço prestado”, frisou. A Vers trabalha com a proporção “30-70”: 30% da receita com o escritório franqueado, 70% para a franqueadora, que assume toda a operacionalização.

O grupo tem hoje 80 unidades espalhadas pelo país. São mais de 1,2 mil clientes. Foram três anos de preparação para a adoção desse modelo de crescimento, assinalou Tiago Guimarães. “Aos poucos estamos fazendo as adaptações necessárias. Acredito no modelo, as coisas estão indo cada vez melhor. É um desafio, um processo transformador, mas cada dia que passa vai ficando mais simples.”

Por sua vez, o Grupo Infoco, com sede em Belo Horizonte, conta com 41 unidades em todo o país, expansão iniciada em 2017, também baseada em franquias. O Infoco especializou-se também em certificação digital, passo que ajudou a atrair o interesse de possíveis franqueados, assinalou o CEO do grupo, Geraldo Luis Batista de Oliveira. “É um mercado que enche os olhos, porque tem muitas possibilidades. Criamos serviços, levamos mais produtos aos contadores; mais oportunidades de negócios, de monetizações”, afirmou Geraldo Oliveira.

Lucro real

Lucas Ribeiro, da ROIT, enfatizou que sua empresa tem atuado fornecendo a escritórios tecnologias e automatização de tarefas críticas, para que possam se integrar ao processo de consolidação do mercado de contabilidade. A preparação para lidar com a nova realidade prevista de uma iminente reforma tributária – especificamente, na tendência à adesão das empresas ao regime tributário de Lucro Real, não mais do Lucro Presumido ou Simples Nacional – é outra estratégia da ROIT na contribuição a esse processo.

“Hoje, em torno de 60% dos honorários gerados no Brasil, em contabilidade, estão em apenas 3% das empresas (cerca de 500 mil empresas no Lucro Real). E tem pouca gente olhando para elas”, citou Lucas Ribeiro, sinalizando um potencial de mercado a ser explorado.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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