Situação financeira a longo prazo é preocupação para 56% dos brasileiros

Situação financeira a longo prazo é preocupação para 56% dos brasileiros
A quinta rodada da série da Pesquisa de Consumidores e Força de Trabalho da Salesforce Research, braço de pesquisas da Salesforce, realizado na Austrália, Alemanha, Brasil, Estados Unidos, França e Reino Unido, aponta dados comportamentais da população em relação aos efeitos da pandemia de Covid-19.

De acordo com a pesquisa, a situação financeira a longo prazo é uma questão de extrema ou bastante preocupação para 56% dos brasileiros entrevistados, acima dos 48% da média global. Além disso, 49% dos brasileiros está extremamente ou bastante preocupado com a estabilidade de empregos, enquanto a média global é 37%.

Ações empresariais e governamentais

Em relação às ações empresariais e governamentais durante a pandemia, 63% dos brasileiros acreditam nas empresas para fazer a coisa certa, um pouco abaixo dos 68% da média global. A relação muda quando questionados sobre a confiança nos governos, 59% não confiam nos governos para fazer a coisa certa, índice acima dos 46% da média global.

Veja como os brasileiros responderam à pesquisa:

Quais palavras descrevem melhor seus sentimentos atuais?
• 81% Otimista (74% – Média Global) – 19% Pessimista (26% – Média Global)
• 74% Produtivo (70% – Média Global) – 26% Não-Produtivo (30% – Média Global)
• 82% Conectado (69% – Média Global) – 18% Isolado (31% – Média Global)
• 65% Seguro (67% – Média Global) – 35% Inseguro (33% – Média Global)
• 91% Agradecido (83% – Média Global) – 9% Menosprezado (17% – Média Global)
• 79% Acreditando (69% – Média Global) – 21% Desconfiando (31% – Média Global)
• 57% Confiante (55% – Média Global) – 43% Preocupado (45% – Média Global)

Qual o seu nível atual de preocupação em relação às seguintes questões?

Situação financeira a longo prazo
• Extremamente Preocupado – 30% (22% – Média Global)
• Bastante Preocupado – 26% (26% – Média Global)
• Um pouco preocupado – 32% (34% – Média Global)
• Nem um pouco preocupado – 12% (18% – Média Global)

Situação financeira a curto prazo
• Extremamente Preocupado – 27% (20% – Média Global)
• Bastante Preocupado – 22% (25% – Média Global)
• Um pouco preocupado – 26% (31% – Média Global)
• Nem um pouco preocupado – 25% (24% – Média Global)

Estabilidade de emprego
• Extremamente Preocupado – 27% (17% – Média Global)
• Bastante Preocupado – 28% (20% – Média Global)
• Um pouco preocupado – 30% (23% – Média Global)
• Nem um pouco preocupado -16% (40% – Média Global)

Saúde Mental
• Extremamente Preocupado – 17% (16% – Média Global)
• Bastante Preocupado – 26% (22% – Média Global)
• Um pouco preocupado – 27% (29% – Média Global)
• Nem um pouco preocupado – 31% (34% – Média Global)

Saúde Física
• Extremamente Preocupado – 16% (16% – Média Global)
• Bastante Preocupado – 28% (25% – Média Global)
• Um pouco preocupado – 35% (38% – Média Global)
• Nem um pouco preocupado – 21% (20% – Média Global)

Metodologia
Os dados são o resultado de uma pesquisa com 3.542 indivíduos nos Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Brasil e Austrália – incluindo 542 pessoas no Brasil – entre 1 e 2 de julho de 2020

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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