Vendas globais do comércio eletrônico crescem 28% em junho

Vendas globais do comércio eletrônico crescem 28% em junho
As vendas globais no e-commerce cresceram 28% em junho de 2020 em comparação a junho de 2019, tornando-se o maior aumento nas vendas ano a ano (AoA) desde que as restrições relacionadas a pandemia de Covid-19 foram implementadas em março. A análise de centenas de milhões de transações no e-commerce de todo o mundo feita pela ACI Worldwide (NASDAQ: ACIW) também mostrou um aumento contínuo (117%) nas vendas de artigos para uso ao ar livre, calçados e artigos esportivos.
 
Já os equipamentos para atividades ao ar livre estão entre as categorias de compra mais populares, com um aumento de 10%, em junho, em comparação com um aumento de 8% em maio. Equipamentos de proteção individual (EPI) e itens de bricolagem também continuam entre as compras mais populares de junho.

Crescimento nos países

O Reino Unido teve um aumento acentuado no volume de compras em junho de 2020 – um aumento de 20% em relação a junho do ano passado – enquanto em maio de 2020, o volume de compras aumentou 6% em relação ao ano anterior. As compras dos consumidores no Reino Unido continuaram sendo impulsionadas por bens como hardware, utensílios domésticos e itens de bricolagem.
 
Nos EUA, as compras dos consumidores em junho de 2020 aumentaram 25%, consistente com o aumento de 25% em maio de 2020. As compras dos consumidores nos EUA foram impulsionadas principalmente por roupas e por uma demanda contínua por jogos online.

“O crescimento do comércio eletrônico continua forte, mesmo com as restrições relacionadas a pandemia de Covid-19 sugerindo uma possível mudança de comportamento entre consumidores jovens e idosos de todo o mundo, ao abraçar a conveniência das compras online. De fato, mais consumidores representando as gerações mais velhas, que tradicionalmente preferem comprar em lojas físicas, estão adotando compras online”, disse Debbie Guerra, vice-presidente executiva da ACI Worldwide.
 
“Além disso, como a flexibilização das restrições coincide com a temporada de férias de verão em parte do mundo, vários comerciantes estão vendo uma porcentagem maior de produtos para uso externo sendo comprados em comparação com a mesma época do ano passado”.

Fraudes

Os estornos não fraudulentos continuaram a ter um aumento acentuado (27%) em abril – principalmente no setor de companhias aéreas, pois os consumidores procuravam garantir reembolsos por passagens aéreas não utilizadas. Os setores que continuam a experimentar um declínio significativo no volume de compras incluem viagens (queda de 29%) e bilheteira (queda de 94%), enquanto o volume de compras permanece forte para jogos (alta de 70%) e varejo (alta de 68%).

“Como a pandemia levou a amplas restrições e trabalho em casa, muitos call centers e instalações de processamento de pacotes não conseguiram operar normalmente, levando a uma lista de devoluções e atrasos de remessa, o que provocou estornos não fraudulentos. Muitos comerciantes que enfrentaram esses desafios foram capazes de oferecer aos consumidores crédito ou opções alternativas, como pontos ou cartões-presente, para compensar a inconveniência. As principais marcas de cartões fizeram alterações temporárias nos programas de estorno como resultado da pandemia de Covid-19”, acrescentou Guerra.

Principais conclusões

Tendências de compras de comércio eletrônico:

• Impulsionado pelos setores de jogos, bricolagem e digital, o volume global de compras aumentou 15% de janeiro a junho de 2020 em comparação com o mesmo período de 2019, enquanto o preço médio dos tickets caiu (de USD 116 em 2019 para USD 87 em 2020).

• Em junho de 2020, o volume de compras aumentou 31% em comparação com o mesmo mês de 2019, enquanto o valor da compra diminuiu 3%.

• O volume de compras aumentou em todas as regiões, com a região EMEA tendo o maior aumento:

• EMEA cresce 39%

• Estados Unidos aumenta 35%

• APAC aumenta 25%

Tendências de fraude:

• No período de janeiro a junho de 2020, as tentativas de fraude aumentaram 4,7% em valor, enquanto diminuíram 3,2% em volume.

• No entanto, para o mês de junho de 2020, as tentativas de fraude foram de 3,7% em valor (um aumento de 0,2% em relação ao mesmo mês do ano passado), refletindo uma tendência de queda continuada mês após mês, após atingir uma alta de 5,8% em março 2020.

• O preço médio do ticket para fraudes aumentou de US$ 161 em 2019 para US$ 174 em 2020 – o dobro do preço médio para compras genuínas em 2020 (US$ 87).

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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