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Intenção de compra para o Dia dos Pais é maior em 2020

Aumentou o número de filhos que deverão presentear os pais este ano. Segundo sondagem realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), a intenção de compra dos paranaenses para o próximo Dia dos Pais é de 66,2% e é maior do que a registrada no ano passado, que era de 62,3%.

Entre os paranaenses que não vão presentear no próximo domingo, o principal motivo, para 61,6%, é o pai falecido ou ausente. Outros 8,0% disseram não comemorar a data com presentes e 17,6% estão com problemas financeiros ou desempregados.

A sondagem também revela que para 59,0% dos entrevistados a pandemia impactou na decisão de compra para o Dia dos Pais, principalmente no valor do presente (60,9%).

De acordo com a Fecomércio PR, acredita-se que o distanciamento dos últimos meses será compensado com algum tipo de presente, ainda que com valores mais modestos. Os dados mostram que o tíquete médio baixou de R$116,89 em 2019 para R$111,47 este ano, sendo que 55,0% dos entrevistados deverão gastar no máximo R$100,00. Os filhos que planejam gastar entre R$101,00 e R$150,00 somam 25,9%; os que deverão comprar um presente na faixa de R$151,00 e R$200,00 correspondem a 13,2% e os que estão dispostos a gastar mais de R$200,00 são apenas 5,9%.

Tipos de presente

Sapatos e roupas serão as escolhas de 56,5% dos filhos. Para os pais mais vaidosos, 13,2% pretendem comprar um perfume ou cosmético. As cestas matinais correspondem a 6,5% das intenções de compra; os eletrônicos a 5,3%; máquinas ou ferramentas a 4,1%; livros e afins a 2,6%; artigos de pesca, 2,1% e viagens a 0,3%.

Local das compras

O comércio tradicional receberá 52,4% do movimento de compras para o Dia dos Pais, sendo 42,1% nas lojas do centro da cidade e 10,3% nas lojas de bairro. As compras pela internet serão a opção para 24,7% dos paranaenses. Os shoppings, por conta das restrições trazidas pela pandemia e o receio de muitos consumidores em circular em locais mais fechados, foram citados por apenas 7,1% dos entrevistados.

Formas de pagamento

O pagamento à vista será a preferência dos consumidores, somando 45,5% das menções, entre o uso do cartão de débito e dinheiro. As compras para o vencimento do cartão de crédito devem corresponder a 30,9% e o parcelamento no cartão de crédito a 21,8%.

Pesquisa de compra

Ainda que a internet não seja o local de compra mais utilizado, ela é o principal canal de pesquisa de preços para 60,8% dos consumidores. Outros 19,5% pesquisam os valores pessoalmente e 19,7% não fazem verificação antecipada de preços.

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Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

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