Conheça as 7 chaves para conquistar a liberdade financeira

Conheça as 7 chaves para conquistar a liberdade financeira

Que não existe dinheiro fácil, todos nós sabemos. Mas com metodologia e ações estratégicas é possível transformar o seu conhecimento em lucro ou até mesmo fazer uma renda extra do zero e assim conquistar a sua liberdade.

O treinador comportamental Wendell Carvalho (foto) apresenta sete chaves para destravar bloqueios rumo a uma vida próspera e à liberdade financeira. “Liberdade financeira é você não ser escravo do dinheiro, mas sim colocar o dinheiro para trabalhar para você. Já a liberdade mental é você ser grato pelas coisas que acontecem e quando não deseja controlar as pessoas à sua volta”, destaca.

O fruto é o resultado

Normalmente, as pessoas só veem o resultado, o fruto. Elas querem o fruto, mas abominam a árvore e as pessoas que conseguiram chegar ao resultado. Honre e respeite as pessoas que chegaram no resultado que você quer.

Por exemplo, entenda o universo das pessoas que têm dinheiro. Enquanto você amaldiçoar quem tem dinheiro, você nunca terá dinheiro. “Muita gente não quer pagar o preço para ter o resultado que deseja”, diz.

Uma mente estoica

O obstáculo é o caminho. Dificuldades te deixam mais forte. Antes de fazer algo, pense no pior cenário possível e se prepare para isso. Tenha um plano para neutralizar o que pode acontecer e, se acontecer, como você vai lidar com o cenário adverso.

“Não seja arrastado pela carroça da vida, faça as escolhas para ter uma vida magnífica nessa jornada. Nada é bom ou ruim, tudo depende do significado que você dá”, pondera.

‘Momento mori’

A vida é finita, você vai morrer! Por isso, você não tem mais tempo a perder. “Não espere estar pronto, o momento de colocar em prática é agora. Mas as pessoas ainda seguem torrando tempo com coisas inúteis”.

Livre arbítrio

Pessoas que se colocam como vítimas escolhem estar nesta posição. Contudo, você tem o poder de escolher o que quer para a sua vida. “Você é uma pedra bruta simples ou um diamante? A lapidação acontece no desconforto”.

A única segurança

A segurança de se desenvolver tanto que você não dependa de fatores externos para que avance e prospere. Essa segurança precisa estar dentro de você. “Quanto mais você se desenvolve, mais seguro você fica. Não coloque a sua carreira na mão de uma empresa”, ressalta.

Lei da multiplicação

Ter conhecimento, empacotar e multiplicar, pois quanto mais pessoas impactar, mais rico você vai ficar. “É necessário multiplicar o impacto que você vai causar nas pessoas, sabendo utilizar as várias ferramentas que tem a sua disposição”.

Sua vida a serviço

Sua vida a serviço dos outros. Através da internet, você consegue impactar mais pessoas. Estude formas de conseguir ajudar cada vez mais pessoas. “Não é sobre você, mas sim sobre ajudar os outros. Você tem obrigação de enriquecer”.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *