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Guia do Sebrae/PR sugere pauta dos pequenos negócios para candidatos nas eleições municipais

Durante a pandemia, o estímulo às micro e pequenas empresas está no centro do debate sobre a recuperação da economia. O acesso ao crédito, as campanhas de compras nos pequenos negócios e a criação de políticas de incentivo têm sido alguns dos principais elementos. Pensando na criação de políticas públicas e de um ambiente de negócios favorável para o empreendedorismo, o Sebrae/PR disponibiliza o Guia do Candidato Amigo do Pequeno Negócio.

O material busca apoiar e embasar os planos de governo de candidatos a prefeitos e vereadores com sugestões de ações estratégicas focadas no universo das micro e pequenas empresas, com o objetivo de fortalecer segmentos estratégicos do setor produtivo e, consequentemente, da economia de cada município do Paraná. Esta é a quarta edição do Guia destinado às eleições municipais.

“O Sebrae atua como articulador e indutor de políticas públicas de desenvolvimento atreladas à Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e fomentar a pauta dos pequenos negócios juntos aos candidatos é estratégico para o desenvolvimento nos municípios”, pondera o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR e vice-governador, Darci Piana. 

Políticas propositivas

Para isso, o Sebrae/PR apresenta exemplos de políticas propositivas e sugestões para dez áreas principais, como a facilitação na abertura de pequenas empresas, a ampliação no acesso à tecnologia, desenvolvimento de mercado e as compras públicas, educação empreendedora e capacitação profissional, entre outras.

Em cada temática, o Guia traz uma análise sobre a importância do tema, apresenta sugestões de ações e os benefícios pretendidos, além de indicar as áreas do setor produtivo mais impactadas pelas proposições. São 13 diferentes segmentos da economia impactados pelas propostas.

As propostas estão alinhadas em nível nacional com a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, em adequação à Lei Complementar 147/2014 e a seus temas estruturantes, além da Lei Estadual da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar nº 163/2013).

Atuação conjunta

“O Guia traz elementos para que os prefeitos atuem em conjunto com a sociedade e o setor produtivo pelo desenvolvimento, geração de renda, empregos, inovação e qualidade de vida da população, por meio do apoio aos pequenos negócios”, resume o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta. 

As micro e pequenas empresas representam um total de 99% das empresas no Paraná, 35% das exportadoras, geram 59% dos empregos formais, correspondem a 33% do PIB estadual e são a porta de entrada para o empreendedorismo.

O documento completo está disponível para consulta por parte de qualquer candidato no hotsite especial do Sebrae/PR criado para o Guia e também está acessível nos escritórios do Sebrae em todo o Paraná.

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Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

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