You are here
Home > Trabalho/Emprego > Habilidades comportamentais são as novas exigências do mundo do trabalho

Habilidades comportamentais são as novas exigências do mundo do trabalho

Com o avanço da tecnologia e as mudanças no mundo do trabalho, um terço das habilidades profissionais que até hoje eram consideradas essenciais entrou em segundo plano. Em evidência estão competências socioemocionais como pensamento crítico, criatividade, capacidade de resolver problemas complexos, inteligência emocional, gestão de pessoas, flexibilidade cognitiva e habilidade para tomar decisões.

A conclusão está no relatório ‘Futuro do Trabalho: Emprego, Competências e Estratégias da Força de Trabalho para a Quarta Revolução Industrial’, desenvolvido pelo Fórum Econômico Mundial. Para ajudar os estudantes e profissionais a identificar suas habilidades dominantes e as competências a serem desenvolvidas, a pós-graduação do Unicuritiba – em parceria com a Sólides RH Inteligente – está disponibilizando gratuitamente um teste de perfil comportamental.

Durante o mês de setembro, qualquer pessoa interessada em conhecer suas potencialidades pode acessar o site da instituição e fazer uma avaliação baseada em metodologias comportamentais. Em cerca de dez minutos o participante conclui o teste, que está disponível em https://unicuritiba.edu.br/perfilprofissional.

Autoconhecimento

Segundo o coordenador da pós-graduação, professor Teodoro Luiz Pereira, o Unicuritiba está alinhado às tendências da educação do futuro e aos novos tempos do mundo do trabalho.

“O autoconhecimento é uma ferramenta essencial para quem deseja se destacar neste novo contexto. Saber identificar os pontos fortes e desenvolver outras habilidades socioemocionais é um diferencial para quem planeja uma carreira consistente. Competências como empatia, organização, liderança e comunicação têm sido altamente desejadas”, diz.

Avatar
Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top