Locadoras do Paraná aguardam até 120 dias pela entrega de carros zero quilômetro

Locadoras do Paraná aguardam até 120 dias pela entrega de carros zero quilômetro

A pandemia segue trazendo impactos no processo de renovação de frotas das empresas de aluguel de automóveis no Paraná. Conforme a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), os preços dos veículos zero quilômetro estão em alta e, como agravante, “as entregas dos carros adquiridos estão levando de 90 até 120 dias”, aponta o diretor da entidade no estado, Cláudio Rigolino.

Mesmo após a paralisação em larga escala da locação de carros para turistas e para motoristas de aplicativos, em abril e maio, agora as locadoras do Paraná já conseguem ver evolução e tendência de retomada do aluguel no estado.

“Está em curso uma mudança de comportamento no público que busca a locação”, diz Rigolino. “A procura já cresceu para viagens de curta e de média distância, dentro do Paraná, ou para destinos em estados vizinhos”.

Demanda está se normalizando

O diretor da ABLA no Paraná, Claudio Rigolino (foto) pontua que a demanda de motoristas de aplicativos por carros alugados estará, até o final do ano, novamente nos mesmos patamares verificados antes da pandemia. “E ainda há o aluguel de veículos para empresas do agronegócio, que representam quase 35% do PIB paranaense e que sofreram menos impactos com a pandemia”, acrescenta Rigolino.

De acordo com o Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos, organizado pela ABLA e com informações da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), em 2019, as 414 locadoras do Paraná emplacaram 20.312 automóveis e comerciais leves, resultando numa frota total de 42.086 veículos e gerando 3.112 empregos diretos em todo o estado.

A expectativa, conforme a associação, é que a regularização na produção, venda e entrega de veículos por parte das montadoras e concessionárias somente ocorra no primeiro trimestre de 2021.

Retomada

“Está difícil alinhar o setor ao embalo da retomada da economia, na medida em que as locadoras ainda não estão tendo a segurança de contar com o seu principal produto, que são os carros novos”, avalia Rigolino.

“Se a locadora fecha hoje um contrato para alugar uma frota inteira a uma empresa, ou mesmo se ganha licitações para atender órgãos públicos, ela precisa dos veículos o quanto antes para viabilizar esses negócios”.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *