Pandemia reduz 12% número de vagas de emprego em novembro
Houve redução de 12% no número de vagas de emprego na comparação de novembro de 2020 em relação ao mesmo mês do ano passado, segundo levantamento realizado pelo Banco Nacional de Empregos (BNE). O resultado ainda é consequência da pandemia de Covid-19, com reflexos como diminuição salarial e mudanças nas relações de emprego.
Para Marcelo de Abreu, CEO do BNE, a diminuição de vagas em novembro ocorreu por conta do fechamento de empresas afetadas pela crise econômica. “Diversas empresas tiveram que fechar suas portas ou realizar demissões em massa. Dessa maneira, as organizações ainda estão passando por um processo de recuperação”, explica.
O mês de novembro também foi marcado pelo aumento de casos de Covid-19 no Brasil. Houve aumento de 10,7% nos registros suspeitos da doença na Grande São Paulo, segundo análise da Tracker, ferramenta que monitora o avanço da covid-19 em São Paulo.
“Com o medo da segunda onda e do aumento de casos, as organizações responsáveis se viram com a necessidade de implementar novas medidas restritivas, como a redução de horários para os comércios de cada região. As empresas voltam a ficar receosas para investir ou contratar por esse motivo”, comenta Abreu.
A vacinação em larga escala é a esperança para a recuperação da confiança e a retomada dos empregos. “Não é de hoje que vemos que o mercado de trabalho caminhar lado a lado com economia. É importante que a economia volte a ficar estabilizada para que as vagas de emprego voltem a crescer. A grande esperança é a vacinação em massa”, finaliza Marcelo.


