Mais de 102 milhões de brasileiros devem fazer compras de Páscoa neste ano

Segundo uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), cerca de 102,7 milhões de brasileiros devem fazer compras para a Páscoa neste ano. E com a necessidade de isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus, as compras à distância através do e-commerce são uma tendência.

Em 2020, na semana de Páscoa, os ovos representaram 77% das vendas do e-commerce no Brasil. Segundo estudo da Kantar, famílias que receberam o auxílio emergencial tiveram gasto médio 8% maior na categoria de chocolates em relação aos que não receberam. Neste ano, sem o auxílio, o cenário é desafiador para o setor. Os dados do levantamento da CNDL e SPC mostraram ainda que 64% das pessoas pretendem comprar presentes e chocolates para a Páscoa, enquanto 19% não devem comprar e 16% não se decidiram.

“Muitas pessoas gostam de consultar preços na internet e ir comprar pessoalmente, mas com a pandemia se agravando cada vez mais, muitos consumidores estão comprando no varejo online para garantir que o produto seja entregue em casa de forma segura e rápida”, afirma Felipe Dellacqua, especialista em e-commerce e sócio da VTEX.

E a variedade de opções não falta. Dados da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab) revelam que, neste ano, a indústria entregou cerca de 100 lançamentos, entre ovos de chocolates, bombons, caixas sortidas, barras e chocolates presenteáveis. Grandes varejistas já firmaram também parcerias também com apps de delivery como Rappi, iFood e Cornershop, o que agiliza a entrega e permite ao consumidor ter maior variedade de canais para as compras.

“O comércio eletrônico deu um salto em 2020, atingindo mais de 10% de todas as vendas do varejo nacional. O crescimento foi de mais de 100% nesse período de pandemia. Muitos consumidores que não gastaram dinheiro com viagens e entretenimento estão aproveitando oportunidades para comprar itens para a casa e também para presentear familiares e amigos que estão distantes”, comenta o especialista.

“A taxa de contaminação em relação ao novo coronavírus tem aumentado e as recomendações de isolamento social estão sendo reforçadas nesse momento. Então, a expectativa é grande para as vendas pela internet. Os varejistas já estão preparados, pois estão atuando com demanda alta já há um ano, desde que a pandemia começou. As empresas de delivery entraram no hall de serviços de entregas de e-commerce fazendo o lastime e permitindo a entrega rápida”, completa.

O Brasil está entre os cinco maiores consumidores do mundo de chocolate. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Amendoim e Balas (ABICAB), a produção brasileira foi de mais de 750 mil toneladas só em 2020.

Sobre Felipe Dellacqua: É sócio da Vtex, plataforma global de comércio eletrônico líder na América Latina, com presença em mais de 30 países. Especialista em e-commerce e varejo com mais de 14 anos de experiência prática nesse mercado. Presidente da ABECOM-CB (Associação Brasileira de E-commerce Cross-Border), Dellacqua foi um dos embaixadores do cross-border no país, sendo responsável pela criação do Movimento Brasil Global, programa de aceleração da globalização de empresas brasileiras de varejo, tendo sido um dos pioneiros do e-commerce cross border no Brasil. Ministra cursos de MBA na Unicamp, ESPM, Faculdade Impacta e faz parte da banca de mentores do MBA de empreendedorismo da FIAP. É também um dos fundadores da Fundamentos Digitais, focada em e-commerce. Empreendedor serial do mercado digital desde 2006 e fundador de 4 empresas. Formado em Comunicação Visual pela PUC-RJ com MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela FGV-SP.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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