You are here
Home > Saúde > Instituto de Neurologia de Curitiba inaugura Centro de Educação Profissional

Instituto de Neurologia de Curitiba inaugura Centro de Educação Profissional

No mês de julho, o Instituto de Neurologia de Curitiba (Hospital INC) avança com os planos de desenvolvimento de uma importante vocação da entidade, a educação profissional. O hospital, que já é referência em Programa de Residência Médica (desde 1993), vai inaugurar o Centro de Educação Profissional INC para promover a formação Técnica em Enfermagem e Cursos Livres. O diferencial da nova escola será na qualificação humana e prática, com aprofundamento nas áreas da Neurologia, Cardiologia e Oncologia – expertise do INC.

Durante o trabalho de recrutamento de técnicos em Enfermagem, ao longo dos anos, o hospital identificou no mercado uma carência de mão-de-obra com conhecimento nessas áreas, assim como no atendimento humanizado para o paciente.

“Sempre tivemos esse sonho de criar uma escola técnica, com o objetivo de desenvolver uma filosofia hospitaleira e humana nesses profissionais, com foco no comportamento e na ética. Nossa proposta é transcender os cursos padronizados, não só visando à atualização contínua de conteúdos programáticos, como proporcionar uma educação mais abrangente para o aluno”, explica Regina Montibeller, diretora geral do Centro de Formação Profissional INC.

Estudar dentro da infraestrutura do hospital oferece a vantagem de proporcionar um ensino prático mais bem aplicado. As aulas ocorrerão dentro da sede do Hospital INC, no bairro do Campo Comprido, em Curitiba (PR). Além de salas de aulas multimídia, terminais com computadores para apoio didático-pedagógico, auditório e biblioteca com títulos científicos, a escola conta com o Centro de Simulação Realística, um laboratório com a ambientação de um quarto de hospital, para aplicação das aulas práticas com um boneco, antes do contato do técnico com o paciente.

Outro benefício é o corpo docente ser composto, boa parte, por médicos e enfermeiros que já atuam no INC. “Nosso principal objetivo é formar excelentes técnicos que possam ser absorvidos aqui mesmo no INC, bem como contribuir com profissionais qualificados para outras instituições. Prezamos pela capacitação da parte humana, principalmente diante da nossa realidade, que é atender pacientes com doenças graves e de maior complexidade, que exigem uma permanência maior no hospital e também de acolhimento”, informa Regina Montibeller, acrescentando que a ideia, no futuro, é oferecer outros cursos técnicos na área da saúde.

Curso Técnico em Enfermagem

O início das atividades do Centro de Formação Profissional INC está previsto para o dia 1º de julho com as aulas do Curso Técnico de Enfermagem, que terá a duração total de dois anos, divididos em quatro módulos (somando o total de 1.800 horas). A primeira turma funcionará no turno da noite, com o total de 30 alunos, e aulas na modalidade híbrida (presencial e online), de acordo com as orientações de saúde vigentes em cada período do curso.

O processo seletivo será aberto no dia 03 de maio e realizado por etapas, iniciando com a avaliação de conhecimentos gerais, português e matemática, e depois entrevistas com psicólogo para avaliação do perfil e também com a direção e coordenação do curso.

A matriz curricular contempla disciplinas que não são abordadas em outras escolas de Curitiba e região, como apresentação e comunicação, ética e hospitalidade, controle de infecção, assistência de enfermagem ao paciente oncológico e hematológico e também ao paciente neurológico e cardíaco. Após a conclusão do curso, o técnico estará apto a prestar assistência de enfermagem individualizada e integral a pacientes de todos os níveis de complexidade, incluindo os cuidados básicos e envolvendo também os familiares, garantindo a qualidade e humanização no atendimento.

Cursos Livres

Além do curso Técnico em Enfermagem, numa etapa posterior, o centro de formação vai disponibilizar também Cursos Livres – curtos e intensivos – como: Auxiliar de Farmácia, Instrumentação Cirúrgica, Atenção ao Idoso, Eletroencefalograma, Nutrição Clínica e Gastronomia Hospitalar, Recepcionista no Ambiente Hospitalar, Prevenção de Lesão por Pressão (LPP), dentre outros.

Avatar
Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top