Setor de incorporação encerra 1º trimestre com alta de 39% nos lançamentos e de 21% nas vendas

Setor de incorporação encerra 1º trimestre com alta de 39% nos lançamentos e de 21% nas vendas
O Indicador Abrainc-Fipe do 1° trimestre de 2021 segue a tendência positiva observada no levantamento feito ao final de 2020. Os resultados do ano passado, considerados os melhores da série histórica desde 2014, mostraram um crescimento de 26,1% nas vendas e de 1,1% nos lançamentos de imóveis novos no País.

Confirmando a trajetória favorável para o mercado imobiliário, o primeiro trimestre de 2021 encerrou o período com uma alta de 39% nos lançamentos de imóveis novos, em comparação com igual intervalo de 2020, decorrente da oferta de 26.384 novas unidades no Brasil. Se considerarmos o período de 12 meses, encerrado em março de 2021, o número de imóveis lançados pelas incorporadoras totalizou 128.445 unidades novas, superando em 10,6% a quantidade registrada no estudo anterior.

De acordo com 18 empresas associadas à Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), as comercializações também registraram um bom desempenho no primeiro trimestre deste ano, seguindo a tendência de alta verificada no final de 2020. Nos três primeiros meses do ano, foram comercializadas 34.823 unidades, o que representa um crescimento de 21% em relação ao volume vendido no mesmo período de 2020. Já no acumulado dos últimos 12 meses, encerrados em março, as 144.688 unidades comercializadas superaram em 27,1% o volume transacionado no período precedente. Em paralelo, as vendas líquidas, que correspondem ao volume de comercializações excluindo-se as unidades distratadas no período, cresceram 22,3% no primeiro trimestre de 2021 e 28,3%, nos últimos 12 meses.

Para o presidente da Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), Luiz França, o bom ritmo de lançamentos e vendas neste primeiro trimestre demonstra que a confiança dos empreendedores no bom desempenho do setor permanece inalterada, assim como dos consumidores interessados na aquisição da casa própria. “O ambiente de negócios permanece propício, com grande atratividade para o investimento em imóveis, em relação às aplicações financeiras tradicionais. Também são favoráveis as perspectivas para quem busca a primeira moradia, por conta das taxas atrativas, sinalizando que o mercado deve se manter aquecido ao longo dos próximos meses”, afirma.

Segmentos

Os empreendimentos participantes do programa Casa Verde e Amarela (CVA) mantiveram sua posição destacada no mercado, sendo responsáveis por 82,3% dos lançamentos e 83,8% das vendas residenciais nos últimos 12 meses, encerrados em março.
Em termos de unidades lançadas, o segmento registrou alta de 30,6% no primeiro trimestre de 2021 e de 12,1% nos últimos 12 meses. Com respeito às comercializações, houve aumento de 25,9% nos três primeiros meses, colaborando para impulsionar as vendas, que contaram com um avanço de 37,3% no volume transacionados em 12 meses.

Já os lançamentos de empreendimentos classificados no segmento de Médio e Alto Padrão (MAP) apresentaram um acréscimo de 64,7% no primeiro trimestre de 2021, subsidiando a alta de 4,4% no volume lançado em 12 meses. Em relação à comercialização, contudo, as vendas do segmento no primeiro trimestre foram 4,1% inferiores ao mesmo período de 2020; além de recuarem 7,3% no horizonte de 12 meses.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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