Aceleração da transformação digital permite que pequenas empresas cheguem aos grandes negócios

Aceleração da transformação digital permite que pequenas empresas cheguem aos grandes negócios

A transformação digital pós-Covid-19 gera negócios e aproxima países foi o tema debatido na manhã desta terça-feira (08) por executivos e diretores de empresas alemãs e brasileiras na 5ª edição do Café com Jornalistas, evento promovido pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK Paraná). Devido à pandemia, o encontro, que é realizado anualmente, foi adaptado ao formato virtual.

O cenário traçado pelos executivos e diretores da AHK Paraná, tanto para o presente quanto para o futuro, foi bastante positivo. Na ocasião, o presidente para a América do Sul da Brose do Brasil, Max Forte, informou que a indústria que tem fábrica em São José dos Pinhais, assinou contrato com uma montadora de carros elétricos dos Estados Unidos para exportar levantadores de vidros aos novos veículos, que devem começar a ser produzidos ainda este ano na unidade paranaense.

O executivo não revelou o nome da montadora por questões contratuais, mas adiantou que é uma nova indústria automotiva localizada na região nordeste dos Estados Unidos e que vai produzir, anualmente, entre 60 mil e 80 mil veículos elétricos.

Max Forte destacou que a transformação digital que foi acelerada neste período de pandemia trouxe capacidade das empresas menores chegarem a grandes mercados. Na sua avaliação, com a digitalização dos negócios o tamanho da empresa não faz diferença, mas sim o seu modelo de inovação.

De acordo com o presidente da Brose, cada vez mais os brasileiros são reconhecidos pela sua capacidade criativa e isso faz parte da cultura de saber administrar crises.

Ainda segundo Max Forte, a transformação digital não ocorre apenas com novos softwares ou com a indústria 4.0, mas sim com a mudança de cultura e cabeça das pessoas. “É muito mais do que máquinas. Tem que mudar a mentalidade dos clientes e trabalhadores”, destaca.

O conselheiro da AHK, Daniel da Rosa, chama a atenção de que a transformação digital não é mais um item do futuro, mas está presente agora. “O mundo só não parou na pandemia devido à transformação digital. A pandemia fez em seis meses o que as empresas planejavam para daqui seis a sete anos.

Investimentos

Andreas Hoffrichter

O diretor da AHK Paraná, Andreas Hoffrichter, disse aos participantes do evento que a Alemanha continua vendo o Brasil como um celeiro de investimentos e informou que mais de mil empresas alemães estão presentes no País, gerando cerca de 350 mil de empregos.

Hoffrichter falou também sobre os investimentos em hidrogênio verde e como esse combustível deve transformar a indústria. Ele adiantou que a Alemanha pretende trazer essa tecnologia para o Brasil, mas a demanda tem que crescer.

Já o representante da Bosch, Jairo Kohn, que é responsável pela área de Logística, disse que mesmo na pandemia a companhia continua investindo. A fábrica da Bosch na Cidade Industrial de Curitiba (CIC) recebeu investimento de R$ 170 milhões para a nacionalização de bombas injetoras. “A Bosch acredita no Brasil e isso é um sinal que o País é competitivo”, destaca Kohn.

 Expo Alemanha 2021

Augusto Michells

Outro tema inédito apresentado pelo gerente da AHK Paraná, Augusto Michells, foi sobre a feira multissetorial virtual das AHKs da América Latina, a Expo Alemanha, que será realizada entre os dias 6 e 9 de julho. O evento reunirá mais de 300 expositores de diferentes países.

“A iniciativa das câmaras alemãs latino-americanas inclui a AHK Paraná e abre um leque de possibilidades de negócios e acordos comerciais para empresas que buscam alcançar o mercado internacional. A expectativa é que mais de 200 mil pessoas visitem o ambiente do evento”, afirma. O gerente acrescenta que, no novo cenário, é a primeira vez que as organizações paranaenses poderão participar de uma feira neste formato e com diferentes organizações de toda a América Latina.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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