Receitas da Volkswagen aumentam 42% no primeiro semestre

Receitas da Volkswagen aumentam 42% no primeiro semestre
A Volkswagen encerrou o primeiro semestre de 2021 com sucesso, graças à gestão de crise eficiente, rígida disciplina de custos e implementação sistemática de sua estratégia Accelerate. Apesar da pandemia de coronavírus e da escassez de semicondutores, o número de veículos entregues em todo o mundo aumentou para cerca de 2,7 milhões – 500. mil a mais do que no ano anterior. Esse aumento foi parcialmente alcançado por meio de gerenciamento inteligente estoque e suprimentos. A participação de mercado também foi ampliada em quase todas as regiões.
A receita de vendas aumentou 42% com relação ao ano anterior para 40,7 bilhões de euros, devido ao crescimento significativo no volume de vendas (primeiro semestre de 2020: € 28,6 bilhões). Os lucros melhoraram em 3,3 bilhões de euros com relação ao ano anterior, para cerca de 1,8 bilhão de euros, dando um retorno operacional sobre as vendas de 4,4%.

O CFO da Volkswagen, Alexander Seitz, disse::”Conseguimos reduzir ainda mais nossa relação de custo fixo. Nossa rígida disciplina de custos, o bom progresso que tivemos na implementação do nosso realinhamento estratégico na América do Norte e do Sul, a gestão dos mercados orientada para resultados e o crescimento significativo do volume estão impulsionando nossos números financeiros”. O fluxo de caixa operacional líquido antes de itens especiais foi positivo em 0,8 bilhão de euro. “Isso mostra que nós estamos bem no caminho para atingir nossa meta de um fluxo de caixa líquido operacional entre 1 e 2 bilhões de euros em 2023.”

Perspectiva para 2021 confirmada

Agora que os primeiros seis meses terminaram, a marca Volkswagen confirma sua previsão para o ano fiscal em curso. Seitz: “Embora haja sinais de que os gargalos no fornecimento de semicondutores estão começando a amenizar, esperamos um terceiro trimestre muito desafiador do ponto de vista do fornecimento. Contudo, estamos confirmando nossas perspectivas para o ano como um todo. Prevemos um aumento significativo em relação ao ano passado nas entregas e na receita de vendas em 2021 e ainda pretendemos divulgar um retorno operacional sobre as vendas com objetivo entre 3% e 4%. Estamos mantendo para nossa meta margem de 6% até 2023 e pretendemos posicionar a marca para lucratividade sustentável. ”

Dados financeiros da marca Volkswagen (1º semestre de 2021)

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *