You are here
Home > Trabalho/Emprego > Empresas de TI do Paraná recebem ajuda de nova plataforma de empregos para encontrar mão de obra qualificada

Empresas de TI do Paraná recebem ajuda de nova plataforma de empregos para encontrar mão de obra qualificada

A Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação no Paraná (Assespro-PR) e a Selecty (fornecedora de software de recrutamento e seleção de pessoal) estão desenvolvendo uma plataforma para reunir currículos e dados de profissionais do setor de inovação de todo o Brasil. Com previsão de lançamento para outubro, a plataforma deve ampliar tanto o acesso de talentos ao mercado de trabalho, como auxiliar as empresas a enfrentarem um dos principais gargalos: a dificuldade de encontrar mão de obra qualificada.

Com sede em Curitiba, a Selecty é referência na gestão de processos de contratação baseados em inteligência artificial. Agilidade, segurança e precisão nos resultados estão entre as vantagens proporcionadas pelos softwares específicos para essa finalidade. Por sua vez, a Assespro-PR, como entidade de classe, atua no fortalecimento do setor que representa. É da convergência entre essas duas expertises que nasceu a parceria.

“O déficit de profissionais em TI [tecnologia da informação] é um dos maiores desafios para o setor de inovação, no Paraná e no país como um todo. Esse déficit deve passar dos 400 mil postos de trabalho, em escala nacional, em todo o Brasil, até 2022. O desenvolvimento da plataforma faz parte das diversas frentes de ação da Assespro-PR no enfrentamento desse problema”, assinala o diretor-presidente da entidade, Lucas Ribeiro.

Para o CEO da Selecty, Márcio Monson, “ter acesso a profissionais qualificados é desafio para todas as empresas, em especial na área de TI”. A plataforma, ao constituir um banco de currículos e dados de profissionais, facilita a busca por aquele que reúna as características necessárias para atender à demanda da contratante. “Sabemos dos desafios que o mercado tem para o recrutamento de talentos em TI”, sublinha.

Por outro lado, a plataforma amplia o leque de oportunidades para esses profissionais. Desenvolvida para suprir uma demanda da Assespro-PR e seus associados – empresas, portanto, localizadas em cidades paranaenses –, a plataforma vai receber currículos de profissionais de qualquer parte do país. “Com a consolidação do trabalho remoto, não há mais fronteiras. De qualquer lugar é possível realizar suas atividades”, pontua Monson.

Campo de oportunidades

“A solução promove a Assespro-PR, e promove seus associados; estimula o envio de currículos, por parte dos profissionais, e o envio de oferta de vagas, por parte das empresas”, continua o CEO da Selecty, enaltecendo a sinergia representada pela plataforma, fruto da parceria. “Os profissionais vão identificar na Assespro-PR um campo de oportunidades de trabalho”.

Os detalhes da solução e as estratégias de divulgação estão em fase final de definição. A ideia é lançar a plataforma no início de outubro, durante a Semana de Inovação do Paraná – evento promovido pela Assespro-PR, Governo do Estado e outras instituições, de difusão de iniciativas e programas de impulso à área de TI.

Crédito da foto: Pixabay
Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top