Confraternização online lúdica é aposta de empresas para celebrar o final de ano

Confraternização online lúdica é aposta de empresas para celebrar o final de ano

A melhora nos indicadores da pandemia de Covid-19 permitiu flexibilizar uma série de restrições. No entanto, no mundo corporativo, em alguns setores, as tradicionais “festas da firma” de final de ano mantêm o modelo remoto. Nada, porém, de mais do mesmo: os gestores de Marketing e de Recursos Humanos buscam formas de garantir uma confraternização on-line mais interativa e imersiva.

Os encontros festivos por videochamada se mantêm como a opção mais recomendável para empresas cujas redes de colaboradores e parceiros estão espalhadas por várias localidades e regiões. Se, antes da pandemia, no mês de dezembro era possível promover um grande evento reunindo em um só lugar gente vinda de sucursais, filiais e outras unidades, no momento esses deslocamentos ainda não são aconselháveis.

Empresa de tecnologia com sede em Brasília e que atende organizações espalhadas em todo o Mundo, especialmente Brasil e EUA, a Run2Biz nem chegou a cogitar promover uma festa presencial neste ano, adianta o Gestor de Marketing e organizador do evento, Everton Pinheiro. Uma confraternização assim exigiria uma logística ainda não muito apropriada para o atual estágio da pandemia. A decisão foi manter a festa por meio remoto, ocorrida no último dia 9 de dezembro.

Confraternização e não reunião de trabalho

Mas, em especial para uma empresa em que as atividades se dão cotidianamente mediadas pela tecnologia, como garantir que o encontro online seja, de fato, festivo e afetuoso, e não mais uma das incontáveis videochamadas realizadas durante todo o ano?

Sim, foi preciso pôr a cabeça para funcionar para planejar uma confraternização – e não uma reunião de trabalho. Assim, optou-se por um encontro on-line temático – o “Flying2gether”. Em um trocadilho com o “two” (2) do nome da empresa (Run2Biz), a empresa propôs um voo com todos os colaboradores, rumo a 2022.

Tudo foi pensado e realizado para simular uma viagem com destino ao novo ano. Os colaboradores receberam previamente, em suas casas, um kit contendo almofada de pescoço, tapa-olho e um talão de embarque impresso com qr-code que levava para o check-in online. Já durante o evento, os participantes puderam mudar a imagem de fundo de suas telas para cenários de aeronaves. As instruções foram dadas pelos organizadores em texto e retórica típicos dos comissários de bordo. As atividades realizadas foram denominadas com palavras alusivas ao universo da aviação.

A viagem foi marcada por diferentes momentos. No começo, o instante para “fotos” – uma sequência de reprodução de telas (“prints”) que registrasse a participação de todos os colaboradores. Em seguida, todo mundo pôde falar um pouco – compartilhar suas impressões, sentimentos, expectativas, dificuldades, desafios.

Show e sorteio

um show com o músico brasiliense Allan Massay foi gravado especialmente para ser exibido na confraternização. No repertório, os principais hits do pop rock brasileiro e internacional. Os colaboradores participaram também de um sorteio de presentes – estilo roleta.

As “festas da firma” cumprem uma função para além da diversão. Inclusive as confraternizações online se constituem em momentos de sinergia considerados pelos especialistas em recursos humanos como fundamentais para que uma organização conte com times engajados e realizados. É a oportunidade para que os colaboradores se conheçam melhor, para além de suas funções e características profissionais.

Foi o que se constatou no “Flying2gether”. Depoimentos que dificilmente ocorreriam dentro da rotina de trabalho vieram à tona com naturalidade e leveza. Colaboradores recém-chegados enalteceram o acolhimento dos colegas e da empresa. Veteranos demonstraram satisfação com a fase de expansão vivenciada pela Run2Biz. Palavras de gratidão e satisfação marcaram os relatos também.

O “Flying2gether” envolveu em torno de 45 colaboradores. Foram duas horas e dezoito minutos de “voo”. A julgar pela experiência dessa jornada, o time da Run2Biz tem tudo para seguir em céu de brigadeiro, superando eventuais turbulências que se apresentarem no caminho.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *