Grandes marcas confirmam presença na retomada do Festival de Curitiba

Grandes marcas confirmam presença na retomada do Festival de Curitiba

Aspecto social e econômico do evento ajudam na imagem das marcas participantes

Considerado um dos principais eventos artísticos do Brasil, o Festival de Teatro de Curitiba chega à 30º edição este ano com uma montagem especial presencial, após a revogação da edição de 2020 e da realização em formato online em 2021. Além de representar a retomada da arte após longo período de isolamento social, o Festival este ano comemora três décadas de existência trazendo mais de 150 atrações em espaços espalhados pela cidade e Zona Metropolitana.

Durante o evento, que ocorrerá de 29 de março até 10 de abril, as iniciativas irão fomentar não apenas o desenvolvimento do mercado da economia criativa, como também provocar uma movimentação econômica em toda a região. Em números aproximados, a expectativa é de que o Festival irá gerar entre 45.000 empregos diretos e 62.000 indiretos; cerca de 84.000 empregos efeito-renda; e poderá receber mais de 72.000 turistas culturais.

Segundo Leandro Knopfholz, diretor do Festival de Curitiba, a iniciativa traz ainda outros impactos positivos, como a democratização e a descentralização da cultura; ela estimula a cultura inclusiva com a tradução em libras, audiodescrição e a mediação cultural; e ainda promove ações de preservação e sustentabilidade.

O Festival também gera um efeito cascata em âmbito nacional, afirma Knopfholz, explicando que, no Brasil, o setor da economia criativa corresponde a 2,64% do Produto Interno Bruto e é responsável por 4,9 milhões de postos de trabalho. Ele reforça que apoiar a arte e a cultura é contribuir com a economia do país. “Faz muito sentido para as marcas se associarem a esses valores”, afirma o diretor do Festival.

Apoio e patrocínio

Gerar impacto cultural, ditar tendências e apoiar causas sociais que geram benefícios para a sociedade são algumas das questões que ganham importância entre as marcas, afirma um estudo promovido pelo Twitter em parceria com a Kantar, empresa de pesquisa e mercado. O levantamento aponta ainda que a relevância cultural de uma marca é fator decisivo para a intenção de compra e recomendação no Brasil.

Grandes marcas nacionais, conscientes da importância social, cultural e econômica do Festival de Teatro de Curitiba, apresentam e patrocinam a 30ª edição, ajudando a levar cultura e o desenvolvimento por meio da arte.

“Estar ao lado do Festival de Curitiba no ano em que ele completa 30 anos é um orgulho para o Uninter. É o maior exemplo de que educação e cultura têm o poder de transformar o mundo. A cada edição, temos a oportunidade de vivenciar experiências únicas durante as manifestações culturais que tomam conta da cidade”, afirma Mario Thomé, diretor de Marketing do Grupo Uninter.

A instituição é uma das marcas que apresentam a Mostra Festival na Rua, que conectará o espaço público com várias atrações artísticas. Além do Uninter, a Mostra conta com apresentação de Junto Seguros, Banco CNH Industrial e Bosch; com patrocínio de Vivo, Copel, Instituto Cultural Vale e Da Magrinha 100% Integral.

O mercado financeiro está também entre os principais setores que fomentam e investem em projetos culturais. O Paraná Banco é uma instituição que vislumbra retorno de responsabilidade social, posicionamento de marca e isenção fiscal junto de eventos culturais, sendo um dos apresentadores da Mostra Lúcia Camargo e da Exposição Viva 30 anos, que trará um recorte de 408 fotografias e imagens do acervo da cobertura exclusiva dessas três décadas do evento.

“A cultura é um dos grandes legados para um país, por isso não poderíamos deixar de participar e apoiar um dos principais eventos de artes do Brasil, que completa três décadas. Para nós é uma honra!”, explica Cristiano Malucelli, CEO do banco.

Ainda representando o segmento financeiro está a Junto Seguros, primeira seguradora digital de Seguro Garantia do Brasil. A empresa explica que algumas de suas premissas estão na arte, como a valorização do aprendizado, da diversidade e da troca de conhecimento em todos os seus movimentos. “A Junto Seguros nasceu no mesmo ano que o Festival e, ao completarmos 30 anos, é uma alegria ver o renascimento deste importante marco de nossa cidade.”, completa Leonardo Deeke Boguszewski, CEO da Junto Seguros.

As empresas que apoiam também todas as demais atividades do Festival de 2022 (Risorama, MishMash, Festival na Rua, Circuito Espaço Aberto, Guritiba e a exposição Viva 30 anos por Lenise Pinheiro), tornando a iniciativa o maior evento de artes cênicas da América Latina.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *